You are currently viewing Carros com Alcoolímetro vão ser uma realidade

Carros com Alcoolímetro vão ser uma realidade

Vamos começar a notícia com algo que vai ser bom para muitos de vós. A polícia certamente irá deixar de fazer o leitor parar para soprar ao balão. Ficou contente? Não fique, porque os novos carros, a partir de 2022, vão passar a ter um alcoolímetro integrado.

Carros com Alcoolímetro vão ser uma realidade

Como referimos, os novos carros a partir de 2022 vão ter um alcoolímetro integrado. Isto significa que, caso o leitor necessite de conduzir terá de soprar no Alcoolímetro integrado. Se o valor de álcool no sangue for superior aos limites legais, então o carro não irá arrancar. Pode dar à chave quanto quiser, não conseguirá ligar o carro.

Este novo sistema de segurança já está a começar de ser implementado por toda a europa. Primeiro falou-se no ano de 2026, depois reduziram para o ano de 2024 e de momento já falam em 2022.  O objetivo é tentar evitar que existam condutores embriagados, reduzindo assim o número de acidentes rodoviários.

Contudo, existe uma limitação que desde já encontramos neste sistema. Caso o leitor tenha um carro destes e esteja com os limites legais de álcool no sangue acima do permitido, pode sempre pedir a um cidadão que passe na rua ao lado, ou ao seu amigo, que sopre no dispositivo (caso estejam sóbrios) para que o carro arranque.

Contudo, também cabe na consciência de cada um, arriscar tal situação

Para além destes sistemas de segurança, existem outros que se pretendem implementar o quanto antes, permitindo assim uma maior segurança na estrada, tais como:

  • Limitador inteligente de velocidade
  • Alertas de falta de atenção ao volante
  • Detetor de sintomas de sonolência
  • Camaras traseiras
  • Dispositivo de paragem de emergencia
  • Sistema de proteção lateral
  • Sistema de proteção traseiro

E também já tínhamos dado conta de que a polícia já sabia se os leitores usam os telemóveis ou não, ao volante.

E o leitor, o que acha deste novo sistema de segurança que se pretende implementar?

Será de facto uma mais valia para a sociedade? E os restantes? deixe-nos a sua opinião, pois ela é importante para nós

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!