You are currently viewing Coronavirus: Câmaras de vigilância monitorizam distanciamento social e uso de máscaras

Coronavirus: Câmaras de vigilância monitorizam distanciamento social e uso de máscaras

A maior parte dos países da Europa e do mundo vivem momentos complicados devido ao Coronavirus. As medidas de desconfinamento estão a surgir em variados países, incluindo Portugal.

Segundo uma notícia da BBC, em França vão ser utilizadas câmaras de vigilância para controlar o uso de máscaras e o distanciamento social após o período de confinamento, que está agendado para a próxima semana.

A cidade de Cannes, conhecida pelo festival de cinema, já está a testar o software de monitorização, para implementar em mercados ao ar livre e transportes públicos.

A empresa francesa Datakalab afirma que a sua solução digital não infringe as leis de protecção de dados imposta pela União Europeia, no entanto ainda não existem dados concretos de quantas cidades irão adoptar esta solução.

Nenhuma imagem será guardada ou transmitida, assegurando que os dados pessoais estão protegidos.

A aplicação implementada na cidade da Côte’Azur, inclui um sistema de alarme para as autoridades locais e policia quando são detectadas situações de incumprimento do distanciamento social ou uso de máscaras de protecção individual.

Tecnologia a combater o Coronavirus

Mundialmente estão a ser adoptadas medidas, que com o auxílio da tecnologia, mais concretamente a inteligência artificial, tentam controlar o alastramento do COVID-19, deixando algumas dúvidas em relação às possíveis invasões de privacidade.

O sistema da Datakalab pode ser incorporado noutros sistemas de vigilância instalados em locais públicos, como, por exemplo, hospitais, centros comerciais, estações de comboios e aeroportos.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!