You are currently viewing A importância da tecnologia no meio ambiente

A importância da tecnologia no meio ambiente

Porquê que a tecnologia é tão importante? A tecnologia moldou profundamente a sociedade em que hoje vivemos, e sem sombra de dúvidas que continuará a fazê-lo. Teve impacto na economia e no meio ambiente. Moldou a forma como pensamos, a forma como agimos.

O conceito de tecnologia?

Sim, tecnologia pode ter muitas definições mas podemos atribuir-lhe um conceito genérico contudo abrangente. Tecnologia inclui os equipamentos, conhecimentos e capacidades necessários para executar uma particular actividade. Inclui tecnologia “soft” como por exemplo a informação, a pesquisa, a formação e a tecnologia “hard” que se refere aos equipamentos. Um pouco como os conceitos de software e hardware.

Tecnologia “má” versus tecnologia “boa”

Mas, na verdade a tecnologia tem causado também muitos problemas ambientais e sociais, mas por outro lado, tem sido uma ferramenta poderosa no combate à degradação ambiental, no combate às alterações climáticas, na gestão dos resíduos e outros grandes desafios globais.

Por exemplo, as tecnologias usadas no tratamento de resíduos ajudam a responder a problemas ambientais. Mas a tecnologia nos sistemas de refrigeração e ar condicionado usam gazes refrigerantes (dióxidos de enxofre, amónia, dióxidos de carbono, hidrocarbonetos) que prejudicam severamente o meio ambiente, porque destroem a camada do ozono.

A rapidez com que a sociedade enfrenta estes e outros desafios depende muito do ritmo e da escala em que a “boa” tecnologia supera a tecnologia mais inferior, com resultados menos positivos para o meio ambiente e saúde humana.

O desenvolvimento, implantação, transferência e difusão de uma tecnologia consiste num processo deveras complexo. No entanto, as tecnologias mais responsáveis para com o meio ambiente têm que ser compatíveis com os objectivos de desenvolvimento e com quaisquer prioridades ambientais, sócio-económicas e culturas de cada nação.

Partilha e transferência de tecnologia

Existem vários acordos ambientais multilaterais entre governos e organizações por todo o mundo para enfatizar a importância de mecanismos sustentáveis e amigos do ambiente. Grande parte da missão destes acordos é fomentar a importância de mecanismos para apoiar a transferência de tecnologias. A partilha de tecnologia amiga do meio ambiente é fulcral, assim como é a partilha de toda e qualquer tecnologia que venha melhorar qualquer aspecto na sociedade.

Como exemplo da importante questão da partilha e transferência de tecnologia ocorreu durante os meses da pandemia do Corona Vírus, a empresa  Medtronic de produção de ventiladores decidiu tornar público as especificações técnicas dos seus equipamentos de forma a que novos fabricantes pudessem acelerar o seu processo de produção.

FONTE: Unenvironment

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!