You are currently viewing 7 Inovações Para Casas Inteligentes – A Sua Vida Vai Mudar

7 Inovações Para Casas Inteligentes – A Sua Vida Vai Mudar

O futuro chegou à nossa casa e está a redesenhar a forma como vivemos, modificando as atividades do nosso quotidiano de forma irreconhecível e atirando para o esquecimento a forma como algumas das nossas tarefas foram efetuadas ao longo de décadas.

Conheça em detalhe algumas das inovações que a casa inteligente vai ajudar a redefinir na sua vida, neste admirável mundo novo.

O Duche Perfeito

Más notícias, pois ainda não terá um robot para lavar as suas costas, mas já poderá comunicar com o seu duche de forma a dar início ou interromper o fluxo de água. Da mesma forma, poderá definir a temperatura do seu duche juntamente com diferentes perfis para os outros habitantes da sua casa.
Um duche inteligente ajuda-o a ter o banho perfeito e a ser mais eficiente, uma vez que poderá medir a quantidade de água gasta e, ajustando à perfeição a temperatura da água, não gastará mais energia do que o estritamente necessário.

Sensores de Saúde

Muito presentes na tecnologia wearable tal como os mais atuais smart watches, os sensores presentes ajudam a identificar e avisá-lo acerca de algumas anomalias de saúde, nomeadamente ao estarem sempre cientes do seu ritmo cardíaco, oxigenação do sangue, padrões de sono e até monitores de atividade.

Á medida que a tecnologia vai evoluindo, é expetável que a capacidade de monitorização destes aparelhos se torne cada vez mais completa, ajudando-nos a viver melhor.

Robot Cozinheiro

Já um sucesso em muitas casas, a arte de cozinhar com assistência permite criar pratos que não têm lugar para erros.

O robot de cozinha completo é hoje em dia inteligente e integrado na rede da sua casa, tendo sempre receitas novas disponíveis para testar e fazendo uso dos ingredientes que lhe restam quando se esquece de ir ao supermercado.

Ainda não trata de todo o processo por si, mas já é um aliado importante contra o desperdício e a favor de uma variedade sem igual na sua dieta.

Assistente Virtual Inteligente

Presentes no seu smartphone e mais atualmente na sua casa, os assistentes virtuais inteligentes estão disponíveis 24h por dia, prontos para o ajudar a planear a sua agenda, a relembrá-lo de um evento ou a procurar informação útil para si.

Basta chamar pelo assistente e falar com ele como se de uma pessoa se tratasse. O futuro nunca foi tão presente.

Roupa Lavada Quando Desejar

A máquina de lavar roupa que conhece de sempre e que está cada vez mais adaptável.

Capaz de reconhecer exatamente a carga de roupa que lhe colocou, utilizará a água e detergente na medida certa para evitar desperdícios e consumir mais recursos que o necessário. É também acessível em qualquer lado e a qualquer altura através do seu sempre presente e conectado smartphone.

Cama Inteligente

A cama inteligente vai fazê-lo dormir melhor e, ao mesmo tempo, monitorizar o seu padrão de sono para o ajudar a identificar porque é que, em algumas ocasiões, não descansa tanto quanto deveria.

A mesma cama vai saber ajustar-se consoante as suas preferências e manter-se sempre ligada através de almofadas conectadas para redefinir a forma como encara o seu sono.

Frigorífico Inteligente

Nunca mais deixe o leite passar de data com a ajuda do seu frigorífico moderno.

É também na sua interface que poderá navegar na internet, efetuando as compras que necessita ou simplesmente ter um sistema de multimédia presente que também o ouve, integrado com o assistente virtual que agora gere as tarefas da sua casa.

As casas inteligentes vieram para ficar, por muito que possamos evitar a adoção prematura a alguma desta tecnologia. Cada vez mais integrada na tecnologia que usamos no quotidiano, irão redefinir a forma como vivemos, supostamente libertando mais tempo para as atividades que realmente nos interessam.

Com cada vez mais áreas do nosso lar a serem alvo de um redesenho que inclua algum tipo de automatismo e conetividade, será seguramente um futuro interessante entrar numa casa que, cada vez mais, se assemelha a um organismo vivo com uma personalidade única.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!