You are currently viewing Take a five: menos distracção e mais produtividade no trabalho

Take a five: menos distracção e mais produtividade no trabalho

Esta ferramenta recentemente criada, Take a Five, tire 5 minutos, pode ser usada quando necessitamos tirar aquela pausa no trabalho. Limitar as distracções no dia de trabalho, irá consequentemente incrementar a  produtividade.

Captura de ecrã de 2015-11-24 15-55-18

Precisa de uma pausa?

Sim! São quase quatro da tarde, é um dia típico de trabalho, e já estamos a chegar a um ponto que tudo o que mais precisamos é parar um pouco. O nosso cérebro está cansado, estamos exaustos e tudo o que queremos é passar uns bons dez minutos a navegar na internet. Por nenhuma razão em particular, mas apenas para fazer um rápido scroll down nas últimas fofocas no Facebook, ler umas notícias ou ouvir uma música. Por vezes, é simplesmente uma pausa na monotonia do dia.

Eram só 5 minutos…

Mas a próxima vez que olhamos o relógio, já lá vai meia hora ou 45 minutos! Pareceu só dez minutos, não foi? Pois, o tempo passou, mas mais uma vez dedicámos mais do que desejávamos na nossa pausa. Mais uma vez “vítimas” da actividade viciante que suga muito tempo das nossas vidas: navegar na internet.

Já sabemos que a tentação da internet é muito poderosa. Nós somos todos culpados de ver mais um outro vídeos do 5PMN, do Raminhos, de um outro gato assustado com pepinos que se tornou viral, ler todos os comentários do jogo de futebol de ontem à noite; quando na verdade devíamos estar a trabalhar.

Nós usamos a internet como uma pausa, mas todos sabemos conscientemente que abusamos nessa pausa. Mas e se houver forma de colocarmos travão a este abuso?

O separador que se fecha automaticamente

Graças aos criadores da Takeafive, isso já é possível! Abra um separador onde, visite a página takeafive.com e seleccione o tempo limite para a sua pausa. Estão disponíveis os botões de 2 minutos, 5 minutos e 10 minutos, mas você pode também colocar um tempo de acordo com a sua preferência.

Captura de ecrã de 2015-11-24 15-56-03

Depois de selecionar o tempo que deseja, no cimo do separador o tempo começa a contar e você tem esse tempo para pesquisar o que quer que seja, até ao tempo expirar. Quando o tempo expira, o separador dá-lhe uma mensagem relembrando-o que deve regressar ao trabalho e fecha-se automaticamente. O contador é um uma motivação visual que lhe relembra que o seu tempo é limitado.

Takeafive ajuda-o, ao não permite que você ignore o tempo e as suas responsabilidades. Graças a este website que vai fazer a contagem do tempo para si, procrastinações e distracções são problemas do passado.

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!