You are currently viewing Dicas para prolongar a vida útil do seu portátil

Dicas para prolongar a vida útil do seu portátil

O seu computador portátil já conta com uns aninhos? Faz barulhos estranhos e demora uma eternidade para ligar ou desligar? É possível que sejam indícios de que precisa substituí-lo, mas pode sempre tentar recuperá-lo e estender a sua utilização por mais uns meses.

As maiores marcas estimam que os seus equipamentos durem, em média, três a cinco anos, mas isso depende também da qualidade do aparelho. A forma como é utilizado também é crucial para determinar a vida útil.

Veja algumas dicas que o podem ajudar na boa manutenção do seu portátil e aumentar a vida útil do mesmo. Graças a estas dicas, tenho mantido o meu computador portátil a funcionar normalmente nos últimos 9 anos!

1. Não deixe sobre aquecer

As altas temperaturas são um dos grandes inimigos dos portáteis, em especial o sobre aquecimento resultante do funcionamento da própria máquina. Os especialistas também recomendam que se limpem regularmente as saídas de ar do sistema de ventilação para evitar que se acumulem fios de algodão e cotão.

2. Cuidado extra com a bateria

A bateria é um elemento-chave para o bom funcionamento do portátil. Em geral, toda a gente sabe que não é uma boa ideia mantê-lo ligado à tomada enquanto o usa por várias horas ao dia, como normalmente se faz com um desktop.

Se tiver que utilizar o portátil por longos períodos de tempo, recomenda-se que retire a bateria para preservá-la, e também evitar o sobre aquecimento.

Ao recarregar, o ideal é fazer isso até que a bateria chegue a redor de 80% de sua capacidade, segundo aconselha o especialista Isidor Buchmann em entrevista à revista Wired, e voltar a carregar quando atingir 40%. Mas para cada aparelho esta recomendação pode ter diferentes valores, por isso verifique as recomendações específicas de cada fabricante.

3. Mantenha-o limpo

Existem dois tipos de limpeza: aquela que qualquer utilizador consegue fazer por conta própria e aquela que deve deixar a cargo de um técnico.

Como utilizador experiente de um portátil saberá certamente que deve evitar o contacto com líquidos e evitar que caiam migalhas ou restos de comida sobre o teclado e orifícios do aparelho.

Para limpar o ecrã e as restantes superfícies do aparelho, basta vaporizar um produto de limpeza num pano macio e limpar o computador. Para limpar o teclado, caso tenha migalhas e outra sujidade, pode sempre usar uma garrafa pequena de ar comprimido ou um compressor.

Para limpá-lo por dentro, é melhor recorrer ao serviço de um técnico, e deve fazê-lo com a regularidade que a sua utilização determinar.

4. Actualize os programas e formate o disco se necessário

Por fim, estas dicas simples mas essenciais para o bom desempenho do portátil, que deve ter sempre em mente:

Manter o sistema operacional e os programas em dia, ou seja, actualize-os sempre que for indicado;

Formatar o disco rígido após algum tempo. Segundo a Pcmag, isso é o equivalente a “limpar o colesterol” do organismo, o que num portátil se refere a apagar de vez ficheiros sem uma extensão definida, rascunhos abandonados e, possivelmente, vírus e outros tipos de ficheiros maliciosos;

Apagar, periodicamente, os ficheiros que já não utiliza.

[Fonte: PCmag, IG Tecnologia]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!