You are currently viewing Recordando jogos de sucesso dos anos 2000

Recordando jogos de sucesso dos anos 2000

Os anos 2000 fizeram parte de um período impressionante para a indústria dos vídeo-jogos. Esta época engloba, por exemplo, a era de ouro do lançamento da PlayStation 2 da Sony e até a mais recente revolução dos jogos, trazida pelos smartphones e tablets. Alguns deste jogos de sucesso mantêm-se em alta até hoje, como o League of Legends e Fallout 3. Conheça um pouco mais sobre estes títulos dos anos 2000 e a forma como eles moldaram esta época.

The Sims (ano 2000 – PC)

Considerado um dos jogos mais vendidos para computador até aos dias de hoje, The Sims foi uma grande surpresa na época e tornou-se rapidamente um fenómeno entre os jogadores, devido à divertida simulação da vida real. O jogo foi desenvolvido pelo mesmo criador de Sim City, o qual enfrentou uma grande batalha contra os executivos da empresa, que não acreditavam no potencial do jogo. Parecia jogar às bonecas. Felizmente, o jogo agradou a milhões de pessoas e ainda continua a lançar expansões para os jogos.

thesims

Grand Theft Auto 3 (ano 2001 – PS2)

O famoso jogo de ladrão de carros já era popular com a PlayStation One, porém o jogo tornou-se viral quando deu o salto para 3D com a PlayStation 2. Pela primeira vez os jogadores sentiram que tinham um mundo inteiro aberto para explorar, criar o caos e procurar fazer coisas diferentes do que assaltar carros.

gta

Super Smash Bros. Melee (ano 2001 – Nintendo)

O lançamento de Super Smash Bros. para a Nintendo 64 já tinha sido uma grande surpresa para a consola. No entanto, os fãs não esperavam  que a empresa desse continuidade à série, de forma que o Super Smash Bros. Melee foi um sucesso. Um jogo de luta extremamente completo e competitivo, que o tornou um jogo obrigatório.

bros

Halo: Combat Evolved (ano 2001 – Xbox)

Foi o primeiro jogo da Microsoft, quando esta entrou para o mercado do gaming com a Xbox. Este jogo foi um dos que definiu no que a Xbox se tornaria, uma casa perfeita para jogos de tiro com multiplayer online.

halo

Metroid Prime (ano 2002 – Nintendo)

Desenvolvido por uma desconhecida produtora da Nintendo, a Retro Studios, este jogo preparava-se para revolucionar o género FPS. Uma grande obra-prima deste ano, Prime conseguiu transpor com mestria os melhores elementos da clássica série Metroid para um género completamente diferente, sem perder o núcleo principal.

Metroid_Prime_Yellow_Exo

The Legend of Zelda: The Winter Waker (ano 2003 – Nintendo)

Depois do título anterior desta série, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, para a Nintendo 64, a empresa decidiu dar um caminho completamente diferente à sua sequência. Inovou com um visual que parecia desenho animado em movimento.

zelda

World of Warcraft (ano 2004 – PC)

Provavelmente o maior MMQRPG do género, ninguém imaginaria que em 2004, mais de 10 anos depois, ainda haveria tanta gente a jogar. O jogo redefiniu o que os jogadores poderiam esperar e atraiu um público muito maior do que o costume. Com o tempo, as coisas ficaram mais complicadas e o jogo começou a cair no esquecimento, mas as expansões lançadas ainda mantêm a sua relevância até hoje.

wow-world-of-warcraft.si_

God of War (ano 2005 – PS2)

Este jogo foi impressionante desde o seu início, ao trazer uma grande aventura épica cheia de mitologia e violência. Os gráficos eram impressionantes para a altura, e God of War sabia extrair as melhores qualidades de vídeo-jogos nas batalhas violentas, disfarçando as falhas com os ângulos de câmara certos.

w

Wii Sports (ano 2006 – Wii)

Foi o jogo de lançamento da consola da Nintendo e trazia cinco desportos simples: ténis, basebol, golfe, boxe e bowling. Com a ajuda da Wii Remote que introduziu comandos de movimentos aos jogos, Wii Sports quebrou barreiras e cativou imensos fãs.

wii

Call of Duty 4: Modern Walfare (ano 2007 – X360, PS3, PC)

Na altura que a Infinity Ward assumiu o desenvolvimento dos jogos, tudo mudou. O jogo tirou os jogadores dos habitual cenário de Segunda Guerra Mundial e colocou-os numa guerra moderna, mais próxima da realidade global. Isso fez o jogo ter sucesso até hoje.

cod4

Fallout 3 (ano 2008 – X360, PS3, PC)

Com um cenário pós-apocalíptico, o jogo misturou elementos de tiro e RPG para se tornar um dos mais populares da geração passada, que resultou no sucesso de Fallout 4, sequência directa do jogo.

Fallout-3p

Angry Birds (ano 2009 – iOS, Android)

A indústria dos jogos começou a mudar perto do final da década, e este jogo foi um dos responsáveis por isso. Um simples mini jogo de arremesso de pássaros contra construções simples, tornou-se viral. Angry Birds foi o primeiro jogo a explorar o poder das plataformas móveis, tendo já mais de 1 bilião de downloads.

angrybirs

League of Legends (ano 2009 – PC)

Já concorrendo com os smartphones e tablets, o cenário dos jogos para computadores estava prestes a chocar com um novo subgénero. Este jogo e outros muito semelhantes, lideram uma revolução de um novo estilo de jogos, os “MOBAs”, jogos altamente competitivos em que os utilizadores assumem o papel de diferentes campeões e enfrentam equipas adversárias.

legends

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!