São várias as tecnologias possíveis de se aplicar no desporto, hoje o Tech-Portugal dá-lhe a conhecer algumas que são aplicadas no desporto rei, o futebol. Poderão estas tecnologias inovar e deixar os pensamentos típicos (“fomos roubados”, “era golo”, entre outras expressões) de lado?
O futebol rapidamente passou de um passatempo para algo sério, um negócio de muito valor. Trarão estas tecnologias mais valor? Bem, pelo menos trarão justiça!
Linha de golo
Esta é uma tecnologia já conhecida por muitos de nós. Já está implementada em muitos estádios. Alguns campeonatos, como o inglês já o usam. Este tipo de tecnologia permite ver o que um humano não consegue ver mas, não vem para substituir o árbitro humano como afirma Thierry Weil (Diretor de Marketing da Fifa):
“Não queremos transformar os árbitros em robôs. É uma ajuda extra, algo que um humano não teria como ver. Mas a decisão final é do árbitro.”
Um pouco de história…
Toda esta polémica surge em 1966, em um Campeonato do Mundo. Jogava-se o Inglaterra – Alemanha Ocidental, após o pontapé do inglês Hurst, o árbitro considera golo, vindo mais tarde a ver-se que o golo não tinha entrado. Veja a situação:
Situações idênticas foram acontecendo até que em 2010, o conhecido Frank Lampard remata à baliza e faz um grande golo à Alemanha mas, este não é validado. O jogo estava 2-1 e se o golo tivesse sido validado, ficaria 2-2 algo que não aconteceu:
A tecnologia…
A tecnologia Goal-Line Technology podem ser baseadas em 2 modelos:
- Tecnologia baseada no uso de câmaras: espalhar câmaras pelo estádio, mais concretamente balizas e analisar os lances;
- Tecnologia baseada em campos electromagnetismos: Criar um campo electromagnetismo e, com um sensor dentro da bola realizar a análise.
Com toda a tecnologia e recursos hoje disponíveis, o ser humano pode realizar coisas incríveis. O primeiro golo a ser validado por esta tecnologia foi a Karim Benzema, ou melhor um auto-golo do guarda redes hondurenho. Poderá ver o video:
Numa altura em que o futebol é tão contestado, certamente que as tecnologias serão uma alternativa para ajuizar melhor os lances.
E tu, o que achas desta tecnologia?
Interessado em mais tecnologias no desporto? Subscreve e mantem-te atento!