O Raspberry Pi é das boards com processadores ARM a mais popular do mercado, pelo seu preço, pelas suas características de hardware e pela integração possível com outros dispositivos electrónicos, como por exemplo, webcams, sensores ou até mesmo o Arduino.
Hoje em dia existem milhares de twitter bots baseados em Raspberry Pi, bots esses que fazem tweets, retweets entre outras tarefas, tudo automaticamente, sem qualquer interacção do utilizador. No artigo de hoje, vou ensinar a criar um Twitter bot no seu Raspberry Pi, utilizando a linguagem de programação Python. Acompanhe o tutorial e crie o seu twitter bot.
Preparação do sistema
sudo apt-get update sudo apt-get upgrade
Depois de fazer a actualização do seu Sistema, é necessário que faça a instalação das bibliotecas necessárias, para usar a API do Twitter no Raspberry Pi. Neste tutorial vamos usar o Twython, biblioteca que faz a comunicação entre a linguagem Python e o Twitter.
sudo apt-get install python-setuptools sudo easy_install pip sudo pip install twython
Criação de uma conta Twitter e aplicação
Caso não tenha ainda uma conta no Twitter, visite a página do Twitter e registe uma nova conta. Depois de criada e validada a conta no Twitter, vamos passar à próxima fase – criação de uma aplicação.
Para criar uma aplicação, visite a página do Twitter para programadores, entre no menu de documentação e de seguida clique em gerir as minhas aplicações, na barra lateral esquerda.
Na página seguinte, clique em criar uma nova aplicação. Defina um nome, uma pequena descrição, a página da sua aplicação, leia e aceite os termos e condições e por fim clique em criar a sua aplicação para o Twitter.
Na página seguinte, irá ter acesso a todos os dados de autenticação na API do Twitter e as credenciais que validam a sua aplicação. Entre no menu de chaves e códigos de acesso e gere um “Access Token”. Já temos todos os dados de autenticação e podemos desde já começar a fazer o nosso código em Python, criando para o efeito o ficheiro twitter.py.
Na galeria que se segue pode visualizar o processo da criação de uma aplicação para Twitter.
O código que criámos é muito simples, apenas pede ao utilizador uma string, que deve ter até 140 caracteres e depois de validado seu tamanho, o tweet é publicado ou então recebe uma mensagem a informar que o seu tweet ultrapassa o limite permitido.
No código que encontram abaixo, apenas têm que alterar a API e todos os outros campos que encontra na página da sua aplicação Twitter.
#!/usr/bin/python import sys from twython import Twython tweetStr = raw_input("Insira uma mensagem ate 140 caracteres \n") tamanho = len(tweetStr) #verificacao do tamanho e publicacao if tamanho <= 140: print "Tweet com ", tamanho, "caracteres postado com sucesso!" #autenticacao no twitter via API apiKey = 'a_sua_API_Key' apiSecret = 'a_sua_API_Secret' accessToken = 'o_seu_access_Token' accessTokenSecret = 'o_seu_access_Token_secret' api = Twython(apiKey,apiSecret,accessToken,accessTokenSecret) api.update_status(status=tweetStr) else: print "O tweet tem ", tamanho, "caracteres e nao pode ser postado!"
Este é um código bastante básico, podendo fazer tarefas mais complexas e postar no twitter o output das mesmas.
Teste do nosso Twitter bot
Para abrir o programa criado, na consola escreva o seguinte comando:
python twitter.py
Como podem ver no tweet abaixo, o nosso código funciona na perfeição!
Este é um tweet de teste para o artigo do @tech_portugal!
— António Sousa (@meditas) 20 janeiro 2016