You are currently viewing Década de 90 – E tu, lembras-te?

Década de 90 – E tu, lembras-te?

Para os mais novos, as imagens que vamos apresentar poderão significar pouco ou nada, mas na “Década de 90” surgiram objectos tecnológicos que certamente ficaram na mente de muitos, mas foram esquecidos com o tempo. Faz muito pouco tempo desde que saíram as grandes novidades tecnológicas e desde então a evolução não tem parado! O Tech-Portugal vai certamente relembrar os leitores de artigos fantásticos que foram anunciados e utilizados por muitos de vós na Década de 90.

Discman

Lançado pela primeira vez em 1984, com um preço de venda altíssimo, foi um dos produtos mais vendidos na altura. A venda dos discman foi impressionante, sendo mesmo considerado um artigo de luxo. O primeiro modelo foi lançado pela Sony.

discman

Jogos Cassete – Nintendo

A árdua tarefa do pegar na cassete de jogo, soprar e colocar a cassete na Nintendo, seguido de uma “reza” para que o jogo conseguisse ser lido pela consola. Colou milhares de pessoas ao ecrã a jogar jogos, que hoje em dia passam despercebidos pela maioria!

nintendo_jogocartucho

Fita cassete

Completou em 2013, 50 anos desde a sua primeira aparição. É verdade caro leitor, pensava que era mais velha? A fita cassete acompanhou milhares de pessoas pelo mundo inteiro, para ouvir por exemplo, as suas músicas durante viagens de carro.

fita cassete

VHS (Video Home System)

Algo que todos nos lembramos ou temos em casa. Certamente serão poucos os que nunca ouviram falar de cassetes VHS. Certamente que os mais velhos têm os seus baptizados ou outros eventos gravados em cassetes VHS e se recordam do problema de rebobinar ou pior, quando a fita saía fora da própria cassete.

vhs

Walkman

Outro instrumento, que utilizava fita cassetes para ouvir música. O caro leitor sabe porque é que este dispositivo saiu? Foi criado pelo coordenador do sector de áudio da Sony, Nobutoshi Kihara, para um dos sócios da empresa, Akio Morita, que queria ouvir ópera durante seu trabalho desgastante.

walkan

Sega Game Gear

Mais um jogo, desta vez portátil. Esta era uma consola de videojogos que o utilizador poderia levar para qualquer lado e jogar o seu jogo preferido. Pertence à 4ª geração de consolas, concorrendo com Game boy e o portátil da Nintendo.

gamegear

Câmara de rolo

Tirar fotos já é uma “arte” bem antiga. Hoje em dia é fácil, apenas trocando cartões que têm capacidade para centenas, senão milhares de fotos! E antigamente? Era com rolo e quando este estava cheio ou se tinha um rolo suplente para continuar a tirar fotos, ou acabava a sessão fotográfica naquele momento.

camara

Telefones de disco

É provável que já tenham experimentado algum. Enquanto crianças, era sempre divertido brincar com a roda do disco do telefone e fingir que falávamos para o outro lado. Mais tarde viria a ser substituído pelo telefone de teclas.

Telefon04_2

Disquete ou rato

Disquetes… Eram enormes, comparadas com os sistemas de hoje e o seu maior problema era terem pouco espaço de armazenamento. Muito pouco mesmo. Hoje em dia os computadores portáteis já não trazem ranhura para disquetes, pois é uma tecnologia em desuso!
diskete

Recordas-te de mais tecnologias que já passaram à história? Sim? Comenta o artigo!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!