You are currently viewing Utilizadores de sites de encontros alvos de esquemas

Utilizadores de sites de encontros alvos de esquemas

São as conclusões da empresa de segurança Symantec, que conduziu um estudo realizando entrevistas a mais de 3000 participantes, revelando que metade das pessoas que utilizam sites e aplicações já foram alvo de algum esquema suspeito ou spam.

O estudo conduzido na Europa (Reino Unido, França e Alemanha) revela que alguns dos utilizadores admitem terem sido vítimas de chantagem, sujeitos a vinganças relacionadas com vídeos de cariz pornográfico e vigarizados por pessoas com identidade falsa para “sacarem” dinheiro.

Os investigadores da Symantec apontam que a vulnerabilidade dos utilizadores destes sites é grande, pois não se encontram vigilantes como estariam noutras situações. Normalmente, quem utiliza a Internet para encontrar amor e afecto, não toma as precauções que deveria tomar. E assim, para muitos dos utilizadores destes websites, a experiência de tentar encontrar o amor online não corre como esperado, acabando por ter custos financeiros, mesmo emocionais.

Os números

O estudo revela que mais de 48% dos inquiridos já receberam mensagens de spam e esquemas, dentro de sites de encontros. E cerca de 32% já receberam pedidos de dinheiro por parte das pessoas com quem falam. Também 32% dos inquiridos, já foram ameaçados de que imagens suas comprometedoras iriam ser divulgadas; 11% já viram os seus conteúdos publicados sem o seu consentimento.

Utilização de bots

A Symantec refere que muitos dos esquemas são montados por grupos de pessoas que usam bots para atrair as vítimas, que depois são passadas a outros que começam o processo de aproximação das vítimas, sempre com vista a obter informações ou dinheiro.

A indústria dos encontros online gera muito dinheiro todos os anos e onde existe dinheiro, existe sempre interesse por parte de criminosos. Online-Dating-Safety-Tips

Para se manter a salvo 

De acordo com a Symantec, deixamos aqui algumas dicas para a sua segurança online quando frequenta este tipo de sites:

  • Saber com quem está a falar, usando o vídeo do chat ou mesmo um encontro cara a cara para verificar a identidade;
  • Tenha cuidado em que links clica, quando se trata de um novo contacto;
  • Não use o seu email pessoal, crie um email separado só para usar no site ou aplicação;
  • Use um site com reputação;
  • Seja céptico quando lhe pedem ajuda financeira;
  • Procure respostas standard.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!