You are currently viewing PHP: Variáveis

PHP: Variáveis

Depois do nosso tutorial de introdução sobre o PHP, hoje vamos apresentar o artigo PHP Variáveis, onde explicamos a utilização das variáveis desta linguagens no HTML e no Javascript. Como usar? Como realizar operações sobre elas?

Essas e outras questões, irão certamente ser respondidas com os exemplos que hoje trazemos até si. Com isto, queremos apenas indicar que caso tenha “perdido” o primerio tutorial, poderá segui-lo aqui:

PHP: Variáveis

Uma variável em PHP não precisa de declaração de tipo. Isto é, não precisa de distinguir se é Inteiro, Texto, Boolean, entre outros. O único passo que tem a fazer é colocar o símbolo “$” antes do nome. Passamos a um exemplo:

<?php 

	$mensagem = "Ola Mundo";
	
?>
<html>
   <head>
      <title>Ola Mundo</title>
   </head>
   <body>
      <?php echo $mensagem;?>
   </body>
</html>

Repare o leitor que logo no ínicio do código é declarada uma variável com o nome “mensagem”. O conteúdo da variável é depois chamado no corpo HTML.

Para se utilizar o PHP com Javascript é tão simples como em HTML. Por exemplo, vamos tentar somar dois números. O exemplo que se segue tem 3 variáveis:

  • mensagem: Contém uma mensagem de text
  • numero_1: Contém o primeiro número a somar
  • numero_2: Contém o segundo número a somar
<?php 

	$mensagem = "Somatório de: ";
	
	$numero_1 = 10;
	
	$numero_2 = 5;
?>
<html>
   <head>
      <title>Ola Mundo</title>
   </head>
   <body>
      <?php echo $mensagem . $numero_1 . " + " . $numero_2	?>
	  <p>
	  <button id="somatorio" onclick="Soma();">Somar</button>
	  
	  Resultado: <label id="resultado">-</label>
   </body>
</html>

<script >
	function Soma(){
		var somatorio = <?php echo $numero_1; ?> + <?php echo $numero_2; ?>;
		document.getElementById('resultado').innerHTML = somatorio;	
	}
</script >

Repare o leitor que a única coisa que muda de aspeto é ter acrescentado as tags “<script>”. As restantes alterações são básicas e intuitivas. Desde logo a criação das variáveis. Numa segunda fase a concatenação da mensagem de texto com os números (Repare o leitor que não houve uma única vez que foi feita a distinção entre texto e númerico).

De seguida, é criado um botão que, ao click do mesmo, irá “disparar” a função de Javascript Soma que é responsável pela soma de dois valores guardados do lado do servidor (PHP).

O resultado final é 15 como era esperado.

Tem dúvidas ou sugestões? Gostaria de ver um exemplo diferente? Deixe-nos a sua opinião em comentário.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!