You are currently viewing Mulheres escrevem código melhor? Este estudo sugere que sim!

Mulheres escrevem código melhor? Este estudo sugere que sim!

Esta nova pesquisa vinda dos Estados Unidos, sugere que o código escrito por mulheres tem um rácio de aproveitamento maior do que aquele escrito por homens, mas apenas quando o género do programador não é claro.

O estudo do departamento de ciência computacional da Universidade da Carolina do do Norte, analisou mais de um milhão de utilizadores do Github, a comunidade online de partilha e cooperação no desenvolvimento de software; descobrindo que as sugestões e pedidos de alteração do código feitas por mulheres, têm maior probabilidade de ser aceites, do que aqueles feitos pelos homens. Os números não mentem, e a equipa descobriu que cerca de 78,6% dos pedidos de revisão/alteração feitos por mulheres eram aceites em comparação com 74,6% dos feitos por homens.

girlscoding

O estudo considerou vários factores, como por exemplo, se as mulheres respondem mais a assuntos mais conhecidos, se as suas contribuições eram mais curtas e por isso mais fáceis de avaliar, que tipo de linguagem de programação usaram; mas não conseguiram encontrar qualquer correlação.

Embora o Github não peça, aos seus utilizadores, informação sobre o género, a equipa de investigadores,  conseguiu identificar o género de mais de um milhão de utilizadores: uns porque era claro no seu perfil a identificação do género; outros, porque era possível cruzar o seu endereço de email com a rede social Google+.

O estudo encontra-se ainda em revisão, o que significa que os resultados serão ainda avaliados por outros “entendidos na matéria”.

Curioso ou não, é que as intervenções e sugestões das mulheres, cujos perfis eram claros em relação ao seu género, tinham um rácio de aceitação muito menor, do que aquelas cujo género não era óbvio.

[Fonte: BBC]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!