You are currently viewing Java – Introdução ao NetBeans

Java – Introdução ao NetBeans

O Tech em Português tem o prazer de anunciar que irá lançar tutoriais de Java, para que o leitor possa aos poucos, começar a compreender e a tirar dúvidas sobre uma linguagem tão utilizada. Afinal de contas, o que não se pode fazer com Java? Com isto, pretendemos oferecer ao leitor bases sólidas no que toca a esta linguagem de programação.

 NetBeans

Para que o leitor possa concluir os tutoriais com sucesso, informamos que irá ser utilizada a versão 8.1 do NetBeans.

Para instalar este IDE, necessitará de instalar primeiro o JDK. Recomendamos que faça download da versão 8 para cima, aqui.

Após instalar o JDK, poderá então proceder à instalação do IDE do NetBeans e poderá fazer o download da versão 8.1, aqui.

Apresentação

O IDE do NetBeans não é muito diferente da lógica do Android Studio. A grande diferença é que os ficheiros serão menos, como poderá reparar na imagem a seguir apresentada.

NetBeans IDE

Como podemos observar, os nossos projetos serão apresentados na tela à esquerda. O código será apresentado na tela maior a cinzento.

Para que se possa criar um novo projecto, o leitor deve realizar o seguinte passo na barra de menus:

File -> New Project -> [Selecionar a pasta “Java” e o item “Java Application]

Localização

De seguida é clicar em “Next”, atribuir um nome ao projeto e escolher a sua localização (O nome do projeto escolhido foi “PrimeiroProjeto” como poderá confirmar a seguir).

Após clicar em “Finish”, deverá ter o seguinte aspeto:

Primeiro Projeto

O que o leitor está a ver à sua esquerda é uma primeira versão de como as pastas estão organizadas. As classes estarão sempre dentro de package. No exemplo acima poderemos observar que a classe “PrimeiroProjeto.java” está dentro da package “primeiroprojeto”.

O código apresentado na tela é referente à classe PrimeiroProjeto.java. e para o correr deverá recorrer à seta verde que se encontra no menu, ao lado dos ícones que têm um “martelo”. O resultado não será nenhum caso corra o código.

“Olá Mundo”

O primeiro programa, como já é tradição, será o “Olá Mundo”. Em algumas linguagens, escrever uma mensagem pode envolver escrever mais do que uma linha de código mas, o IDE do NetBeans é bastante amigável e prepara já bastante código para o utilizador, tal como, a declaração automática da classe main. Então, para que deixemos a teoria e passemos a prática, o utilizador deverá escrever a seguinte linha de código:

System.out.println("Olá Mundo");

De seguida, poderá correr o código. Irá verificar que com simples passos e apenas uma linha de código, consegui escrever o seu primeiro programa em Java.

output

Entusiasmado por mais após testar o seu primeiro programa?

Não percas então os tutoriais de Java que irão sair semanalmente às Terças-feiras. Deixem os vossos comentários / dúvidas.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!