You are currently viewing Curiosidades: tecnologia actual que nasceu no tempo da sua avó

Curiosidades: tecnologia actual que nasceu no tempo da sua avó

Curiosidades do mundo da tecnologia, porque a tecnologia parece sempre que foi desenvolvida ontem mesmo! Mas muitas das coisas que acompanham a nossa actualidade, foram mesmo inventadas (ou tiveram as suas versões iniciais e protótipos) há muito tempo, já no tempo das nossas avós!

(Ao sábado, permitimo-nos uma sátira!)

Veja o exemplo de algumas tecnologias modernas e actuais que já contam com alguns anos:

Vídeo-jogos

O Tennis for Two, criado em 1958 por William Higinbotham no Laboratório nacional de Broolhaven, foi um dos primeiros jogos electrónicos do mundo. No decorrer das suas investigações para simular trajectórias de mísseis e bolas, percebeu que este programa poderia ser uma forma de se divertir. Assim, o Tennis for Two usava trajectórias para lançar uma bola de ténis, e assim se passavam alguns minutos de jogo. Foi o primeiro jogo a ser jogado pelo público em geral que visitava as exposições do laboratório, mas não teve distribuição comercial.

tennistwo

Telemóveis

O primeiro telefone móvel data de 1946 e foi criado pela Bell Labs. Funcionavam como um serviço de telefone sem fio em mais de 100 cidades. Na época os preços praticados eram elevados, em que o preço mensal chegava aos 15 dólares. O telemóvel da altura pesava 36 quilos e realizava até três chamadas por dia.

Filmes 3D

Em 1922 estreava o primeiro filme em 3D do mundo, o filme mudo americano “The Power of Love”. Estima-se que a versão original em 3D esteja perdida. O filme utilizou o sistema anáglifo vermelho-e-azul para obter a experiência em 3D, e também deu ao público a opção de visualizar um dos dois finais diferentes para o filme (em 2D), olhando através somente da lente vermelha ou azul,dependendo se o telespectador queria ver um final feliz ou trágico. Engraçado, não?

3d

Cigarros electrónicos

Em 1927, um inventor registou a primeira patente de um dispositivo que hoje chamamos cigarro electrónico. Joseph Robinson inventou aquilo que poderíamos chamar de a primeira geração deste tipo de cigarros.

Era um dispositivo de vaporização de compostos medicinais aquecidos electricamente para que os pacientes pudessem inalar os vapores para uma absorção mais rápida para a corrente sanguínea.

elect

Redes Sociais

Já em 1970 existia um grupo de amigos que se comunicava através de uma chamada “rede social”. Este grupo de amigos criou um sistema de avisos para ser divulgado em comunidade. Através do sistema BBS, os utilizadores começaram a conversar sobre interesses, passatempos e outros assuntos. No entanto, poucas pessoas tinham acesso à rede, uma vez que o grupo de amigos tinham conexão discada.

Em 1980, a Usenet funcionava como um fórum de discussões que juntava estudiosos e cientistas de todo o mundo.

[Fonte: Stonybrook, Wikipédia]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!