You are currently viewing Cria e joga na tua mesa de Pinball

Cria e joga na tua mesa de Pinball

Todos se recordam do jogo que o Windows XP trazia de pinball ou, todos já jogaram pelo menos uma vez este jogo que consiste em tentar manter uma bola na mesa, sem que a mesma passe por entre os flippers e, para isso usá-los para bater a bola novamente para o topo e ganhar pontos quando ela bate nos demais componentes da máquina de jogo! Bem, hoje temos uma proposta para o leitor.

flippaper machine

Flippaper

A Flippaper, máquina criada por investigadores do CERN. No seu pouco tempo livre, decidiram desenvolver uma máquina de pinball que fosse capaz de ser redesenhada por cada utilizador, isto é, o jogador desenha os componentes que deseja na máquina numa folha de papel e coloca essa folha sobre a máquina! De seguida, a máquina interpreta a folha e o jogador só tem de jogar no seu mapa desenhado.

Qual é o objetivo do CERN? Tentar colocar o máximo de máquinas destas em casa de cada pessoa.

A máquina utiliza um detector de raios para focalizar o mapa e, tem a capacidade de perceber de que cor é que é. Ou seja, o vermelho representa os componentes que dão pontos ao jogador e, os pretos são apenas paredes onde a bola bate faz ricochete e nada mais (por exemplo).

img1

A quantidade de tecnologia usada pode ser considerada relativamente grande mas, por incrível que parece, os preços são muito baixos. O detector de raios, por exemplo, é bastante barato, pelo que como objectivo do CERN é colocar a máquina no mercado por preços muito baixos. Assim, todos podem usufruir deste jogo antigo mas, tão na moda!

Não acha possível que isto seja verdade? Então veja com os seus próprios olhos o video deixado pelo CERN em que um jogador desenha e joga no seu próprio mapa:

[Fonte: CNET]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!