You are currently viewing Carregadores: 99% dos carregadores falsos do iPhone são perigosos!

Carregadores: 99% dos carregadores falsos do iPhone são perigosos!

Um estudo realizado aos carregadores falsos do iPhone, a chamada marca “branca”, revelou que estes são bastante perigosos para os utilizadores. Normalmente a opção por estes produtos passa pelo preço por serem mais baratos. Mas será que irá compensar mais tarde essa escolha?Pois bem, venha saber quais os motivos de escolher os produtos genuínos e não optar pelos falsificados!

Testes realizados

Uma empresa britânica de protecção ao consumidor, realizou testes de isolamento onde aplicaram alta voltagem aos carregadores falsos. Foram analisados 400 carregadores utilizados para iPhone comprados na Internet e apenas 3 passaram nos requisitos de segurança. O resultado foi esmagador, 99% dos carregadores não passaram nos requisitos mínimos de segurança. O problema mais detectado está no isolamento interno, o que protege de choques eléctricos e de pegar fogo.

In total, we tested 400 adapters and the results were literally shocking. The overall failure rate exceeded 99 percent. All but three failed our basic safety tests and were fire and shock hazards. Twelve were so poorly designed and constructed that they posed a risk of lethal electrocution to the user.

Dicas para verificar a segurança do seu carregador

  • Verificar os pinos: Ligue o carregador a uma tomada. Se o carregador não encaixar facilmente, os pinos podem ter tamanho errado.
  • Marcações: procure dados como o nome do fabricante, a marca, logótipo, modelo e número do lote no carregador. Verifique a marca de segurança, mas não confie plenamente nisso, pois elas podem ser facilmente falsificadas.
  • Avisos e instruções: As instruções para os consumidores devem incluir condições e limitações de uso, orientações de segurança eléctrica básica e detalhes de descarte seguro do produto.
  • Danos: Nunca use um carregador que tenha um cabo desgastado ou outro tipo de dano visível.

Esperamos que o estimado leitor tenha ficado ciente dos riscos que corre em utilizar estes produtos não genuínos.

Será que vale a pena o risco e optar por carregadores falsos?

Deixe-nos a sua opinião!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!