You are currently viewing Obras da Engenharia: Conheça a ponte que desaparece no mar

Obras da Engenharia: Conheça a ponte que desaparece no mar

A Chesapeake Bay Bridge-Tunnel, quando construída, era uma das sete maravilhas da engenharia. Tal como o nome indica, é uma ponte que, sozinha, se transforma num túnel, desaparecendo assim no mar. Podemos ver um projecto semelhante na Ponte do Øresund. Poderá ler o artigo aqui. Curioso? Saiba mais, connosco!

Obras da Engenharia: Conheça a ponte que desaparece no mar

Esta obra foi completada em 1964 e custou 200 milhões de dólares. Esta estrutura que se estende ao longo da baía de Chesapeake na Virgínia (EUA), liga Northampton County na península de Delmarva a Virginia Beach.

A ponte, originalmente combinava 19 km de tabuleiro com dois túneis de 1.6 km, quatro ilhas artificiais e quatro pontes.

Desde que foi inaugurada, já passaram por lá mais de 100 milhões de veículos. Esta faz parte de uma importante estrada que liga o norte e o sul dos EUA, chamada a Route 13.

A ponte-túnel foi construída para que fosse permitida a circulação de barcos na Baía de Chesapeake. Neste momento é uma das grandes atracções turísticas daquela região.

Espalhadas pelo mundo, encontram-se mais nove pontes-túneis, sendo que esta completa um lote de 10 no seu todo.

Neste momento existe um concurso que ronda os 775 milhões de dólares, para construir um túnel paralelo para duplicar a via, devido ao grande tráfego que percorre a estrada. As obras iram começar este ano, no Outono e estão previstas estarem terminadas em 2020.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!