You are currently viewing TECHDAYS 17: Instituto das Telecomunicações vai apresentar 28 projectos de investigação

TECHDAYS 17: Instituto das Telecomunicações vai apresentar 28 projectos de investigação

É já esta quinta-feira, 12 de outubro, que o Instituto de Telecomunicações (IT) inicia a celebração do seu 25º aniversário durante o TECHDAYS – o maior fórum de tecnologia do país. Com o objetivo de facilitar potenciais colaborações com a indústria, o IT apresentará resultados de 28 projetos de investigação, entre os quais se destaca, por exemplo, a tecnologia IoT – que possui diversas aplicações, desde a área do suporte de vida às cidades inteligentes –, aplicações multimédia de apoio à reabilitação física, sistemas de diagnóstico de doenças e um sistema de animação facial para aplicação em jogos. Também a tecnologia no âmbito das redes veiculares, terrestes e aéreas, o carregamento de energia sem fios, a tecnologia para redes 5G e, ainda, um robô de apoio à atividade dos bombeiros estarão em exibição no stand do IT.

O que pode esperar do TECHDAYS 17?

Durante o fórum, o IT revelará, ainda, resultados do projeto Aveiro Open Lab, que apresenta as medições de parâmetros ambientais – temperatura, CO2, pressão e humidade – da cidade de Aveiro, recolhidos por sensores colocados a bordo de moliceiros e de comboios turísticos. Recorde-se que a sessão comemorativa “IT 25 anos” está agendada para 12 de outubro, entre as 14h30 e as 17h30, e conta com a presença do casal mais icónico do mundo das telecomunicações – Martin Cooper, o “pai do telemóvel”, e Arlene Harris, a “primeira dama do wireless”.

Mais info sobre o evento na página oficial

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!