Primeiras casas impressas em 3D prontas em 2019

Em 2019, Eindhoven vai estrear as suas primeiras casas impressas em 3D, mas não só as suas como as de todo o mundo. Esta cidade vai ser pioneira neste projeto designado de Project Milestone. Serão cinco as casas a estarem prontas.

Primeiras casas impressas em 3D prontas em 2019

Eindhoven será a primeira cidade do mundo a ter casas impressas em 3D.

Em 2019, cinco casas estarão prontas para habitação, englobadas no Project Milestone (Projecto Marco Histórico).

A Van Wijnen, construtora responsável pelas casas, refere que esta inovação será importante para a Holanda, por diversos fatores. Primeiro porque vai revolucionar o mercado da habitação, reduzindo o tempo de construção. Segundo porque vai oferecer uma solução à escassez de trabalhadores das obras no país. Em terceiro lugar porque vai também tornar possível a redução do consumo de cimento no processo de construção, explicou um dos gerentes da firma, citado pelo The Guardian.

A Universidade de Eindhoven está a trabalhar em conjunto com a Van Wijnen para criar a tecnologia necessária para a construção das casas.

Segundo o gerente da empresa, a máquina que será utilizada para criar o material de construção será um braço robótico gigante com uma mangueira que deita uma fórmula especial de cimento cuja textura é semelhante à de chantilly. A sobreposição deste material dará profundidade e consistência às paredes.

Eindhoven, na Holanda, será pioneira nesta tecnologia

Mesmo assim, nesta primeira fase, será necessário utilizar “cimento normal” para uma maior estabilidade.