You are currently viewing 3 Dicas para Proteger sua Conta de Criptomoedas

3 Dicas para Proteger sua Conta de Criptomoedas

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Tech em Português. 

Uma onda de investimentos em criptomoedas conquistou espaço dentre os usuários da internet. Além de atrair novos investidores, a tendência também tem atraído ataques ainda mais astutos dos cibercriminosos.

Essa alta aplicação na moeda tem rendido um ótimo retorno aos investidores aventureiros, contudo, como os ataques de hackers são recorrentes, algumas contas estão sendo invadidas e as “carteiras de criptomoedas” esvaziadas.

Há quem diga que o risco vale a pena. Por isso, listamos 3 cuidados para que a sua conta de criptomoedas permaneça segura. Confira!

Dicas para proteger as suas criptomoedas

Tenha uma senha com, no mínimo, 8 dígitos

Essa dica vale para as senhas de qualquer conta digital que você tiver, porém é essencial que você a coloque em prática em sua conta de criptomoedas.

Recentemente, em uma pesquisa realizada pela Splash Data, descobriu-se, após análise de milhões de senhas e e-mails vazados por usuários da América do Norte e Europa, que uma em cada dez pessoas utiliza senhas óbvias, como “12345678”. Isso facilita ainda mais a invasão de hackers e cibercriminosos em sua conta.

Portanto, assegure-se que sua senha tenha, pelo menos:

  • Uma sequência numérica;
  • Letras maiúsculas;
  • Letras minúsculas;
  • Caracteres especiais (*,#_-)

Certifique-se também de que a senha que você utiliza é exclusiva para esse acesso. Quanto mais complexa for sua senha, maior a probabilidade da sua conta permanecer segura.

Potencialize sua máquina com um antivírus de confiança

A dica de ouro desta lista é investir no melhor antivírus para proteger seu computador de possíveis ataques cibernéticos.

Isso porque um bom antivírus assegura que seu computador não esteja vulnerável a esses tipos de invasões criminosas, identificando softwares duvidosos, eliminando possíveis ataques de phishing, extinguindo acessos não autorizados ao banco de dados do usuário e impedindo retiradas de fundos não autorizadas.

Descarte conexões desconhecidas

Quando você acessa uma rede de internet, seu computador e dados ficam completamente vulneráveis a essa conexão. Ou seja, caso você conecte-se com uma rede desconhecida, ela facilmente pode estar sendo manipulada por alguém mal-intencionado e, com isso, seus dados passam a estar suscetíveis ao acesso dessa pessoa.

Por isso, evite acessar sua conta através de conexões de internet desconhecidas. Essa é, também, uma das formas mais eficazes de proteger sua conta de criptomoedas dos hackers.

Esteja sempre atento a qualquer atividade suspeita em sua conta. Ao identificar alguma movimentação estranha, altere sua senha o mais rápido possível e busque ajuda de alguém mais experiente no ramo.

 Qual dessas dicas você considera a mais importante? Conte para a gente nos comentários!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!