You are currently viewing Escrever no Facebook com a mente?

Escrever no Facebook com a mente?

Não se espante ao ler o titulo pois é muito bem verdade, o Facebook está a trabalhar num projeto que tem como objetivo a escrita de palavras que circulam na mente do utilizador. Esta é uma tecnologia que pode revolucionar o mercado, principalmente devido a pessoas com problemas de comunicação.

Escrever no Facebook com a mente?

O Facebook esta a trabalhar num projeto que permite a escrita de palavras através da mente. Trata-se de uma investigação que pode ajudar pessoas com problemas de comunicação.

Parece algo vindo de um filme futurista ou o trailer de uma nova temporada da série Black Mirror. Mas não. É um trabalho científico a decorrer na Universidade da Califórnia, e que tem como um dos financiadores o Facebook. Os investigadores acreditam que esta tecnologia pode ajudar pessoas que tenham problemas, como por exemplo a paralisia.

Os investigadores esperam alcançar uma velocidade de descodificação, em tempo real, de 100 palavras por minuto com um vocabulário de 1000 palavras.

Para o estudo, os cientistas recorreram a três pessoas com problemas de epilepsia e que já tinha elétrodos implantados no cérebro. Cada pessoa teve que responder a uma sucessão de perguntas de escolha múltipla. Os elétrodos registavam a atividade cerebral, convertendo-a em palavras, quando uma pergunta era ouvida e a resposta dita.

Os resultados publicados na revista “Nature Communications” apontam a uma taxa de sucesso de 67%, mas ainda há um longo cainho a percorrer.

Claro que os resultados são bastante satisfatórios embora não sejam adequados ainda para se colocarem ao dispor do público. Teremos de esperar pela evolução desta brilhante tecnologia para vermos também o seu progresso enquanto utilizada no dia a dia das pessoas.

Estamos certos que o estimado leitor tem algo a dizer sobre este assunto. Deixe-nos o seu comentário, mas terá de utilizar o teclado, pelo menos por enquanto

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!