Falámos com a Critec, uma agência criativa portuguesa com soluções 360º em design, branding e desenvolvimento web, para saber um pouco mais sobre um dos seus produtos, a ARt, uma app que nos permite conhecer obras de artistas urbanos através da realidade aumentada.
Começaram por lançar o conceito no Agitágueda, um festival de arte em Águeda, cidade em que a empresa está sediada; desenvolveram a app para o evento e implementaram o conceito, criando um roteiro de arte urbana onde basta apenas apontar para uma determinada obra… e a magia acontece! (a app está disponível aqui). Os utilizadores podem depois partilhar nas redes sociais e poder assim criar vídeos e/ou fotos com as animações provenientes das artes urbanas.
A Critec acredita que a aplicação ARt pode ajudar a criar uma comunidade global em volta da Arte Urbana, podendo assim beneficiar artistas, como também dinamizar espaços e cidades, promovendo o turismo local, entre outras vantagens.
Neste momento, chegar aos principais centros urbanos na Europa é um dos próximos objetivos a atingir para este projeto, que se apresenta como ambicioso e que já conquistou artistas urbanos locais no nosso país.
Podem saber mais sobre a Critec e a ARt em www.critec.pt/art