You are currently viewing Cientistas Japoneses estão a desenvolver vidro inquebrável

Cientistas Japoneses estão a desenvolver vidro inquebrável

Há alguns dias atrás, aquando do lançamento dos novos smartphones da Motorola, os novos Droid Turbo 2 e o do Moto X Force, equipados com um super chassi e ecrã, o que os  torna inquebráveis, um grupo de cientistas Japoneses está a desenvolver uma nova formula para criar um vidro inquebrável.

Depois de anos e anos de pesquisa para se aprimorar a fórmula da inquebrabilidade do vidro, um grupo de investigadores da Universidade de Tóquio (Japão) está a desenvolver uma nova fórmula que tornará o vidro tão resistente como o aço.

Segundo uma notícia do jornal Asahi Shimbun, foi descoberto um elemento especial, a alumina (Al2O3), que quando combinada com dióxido de silício, pode fazer com o que o vidro ganhe mais resistência. O uso do dióxido de alumínio, vulgo alumina, já não é novidade, mas a técnica desenvolvida pelos cientistas japoneses faz toda a diferença na criação de vidro inquebrável.

O que correu mal em estudos anteriores com alumina?

Como foi referido anteriormente, não foi a primeira vez que foi utilizada alumina na tentativa de produção de vidro inquebrável, sendo que a novidade nesta nova técnica o não uso de altas temperaturas e de uma base, onde o vidro se formará. O processo comum utiliza uma base onde o vidro se formará e o processo demora cerca de 12 horas, a cerca de 1050ºC. No final deste processo, não havia a fornação de vidro, porque os elementos químicos da mistura cristalizavam ao entrar em contacto com a base.

Como foi feito desta vez?

Desta vez os cientistas japoneses misturaram os componentes directamente no ar, numa fornalha de levitação aerodinâmica, que funciona devido à aplicação de uma solução de oxigénio em estado gasoso.

Esta nova técnica de produção de vidro inquebrável, poderá abrir uma nova janela de oportunidade, para o lançamento de uma de uma nova geração de janelas, tanto para casas como para automóveis, e também para dispositivos electrónicos, como computadores, tablets, e smartphones.

 

Partilhe este artigo com os seus amigos!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!