Raspberry Pi: Configure redes Wi-Fi pelo terminal

Muitos dos utilizadores da famosa placa Raspberry Pi, sentem a necessidade de configurar redes sem fios (Wi-Fi) nos seus dispositivos. Neste artigo vamos exemplificar como deve adicionar uma rede wireless no seu Raspberry Pi.

O primeiro passo é verificar se já existem configurações para a placa wireless.

Screen Shot 2015-12-09 at 22.11.39

Tendo em conta que a placa está identificada como “wlan0“, vemos que está configurada como ligação automática, ligação rápida e com o ficheiro de configuração em /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf. Aqui só temos de alterar a configuração do IP para automático, alterando para isso a terceira linha da placa wlan0 para dhcp, em vez de manual. Por defeito (pelo menos na distribuição pipplware) o ficheiro wpa_supplicant.conf está vazio. Vamos configurá-lo para a rede caseira. Os parâmetros são os seguintes.

Screen Shot 2015-12-09 at 22.26.29

Se não sabem que valores colocar, aconselho rever a matéria sobre redes sem fios, nomeadamente os algoritmos utilizados. Para alterar, utilizamos um qualquer editor de texto para o ficheiro em wpa_supplicant.conf. No meu caso, o ficheiro fica com o seguinte aspeto.

Screen Shot 2015-12-09 at 22.53.22

Atenção que os campos e valores têm de estar correctos, caso contrário  a placa não vai iniciar. Agora é testar.

Caso o vosso cenário seja como o meu, e para não perderem ligação ao raspberry, devem ter o cabo RJ-45 (tem prioridade) ligado ou definir um IP estático em /etc/network/interfaces.

Screen Shot 2016-01-21 at 21.29.46

A partir de agora, se tudo estiver bem configurado, quando o raspberry ligar, irá ligar-se a qualquer rede definida no ficheiro wpa_supplicant.conf. 

Pode verificar que funciona reiniciando as interfaces de rede com /etc/init.d/networking restart e depois com o comando ifconfig. No meu caso o resultado é o seguinte.

Screen Shot 2015-12-09 at 23.15.33

Algum problema ou dúvida? Escreva nos comentários!

Fonte das imagens