You are currently viewing Realidade Virtual: Google está a trabalhar em novos óculos

Realidade Virtual: Google está a trabalhar em novos óculos

A realidade virtual é um dos campos da tecnologia que tem crescido imenso nos últimos tempos, sendo à altura bastante competitivo. Os muito esperados Oculus Rift estão a caminho do mercado, havendo já concorrentes como a Samsung, HTC e Valve a entrar no mercado, com os seus próprios produtos.

Google cardboard realidade virtual

A Google foi das primeiras empresas a lançar uns óculos de realidade virtual, o Google Cardboard, uns óculos de baixo preço que são apenas uma caixa de cartão com 2 lentes, onde se insere um telefone Android e através de aplicações conseguimos ver uma realidade diferente, por exemplo, sentir que estamos a voar. O card board teve um sucesso inesperado, o que levou a Google a reestruturar toda a sua estratégia, para se focar mais no tema da realidade virtual.

Segundo o Financial Times, a Google está a desenvolver uns óculos de realidade virtual mais sofisticados que o Cardboard, que irão competir directamente com o Gear VR da Samsung e com os óculos de gama alta, como os Oculus Rift.

O sucessor do Cardboard irá depender também do smartphone para funcionar, mas vai ter melhor hardware, como por exemplo, melhores lentes, melhores sensores de movimento e até caixa em plástico. Uma das novidades será a integração directa de software para realidade virtual no sistema operativo Android, em vez de utilizar aplicações específicas, como é feito no Google Cardboard.

A Google promete que estes óculos vão ter menos latência na imagem, diminuindo a probabilidade de os utilizadores ficarem tontos ou com náuseas, devido ao atraso entre a imagem e os movimentos do utilizador.

Sabe-se que estes novos óculos vão ser compatíveis com vários modelos de smartphones de marcas diferentes, ao contrário do Gear VR da Samsung que apenas é compatível com alguns modelos da marca.

A gigante da internet não comentou directamente, mas deu alguns indícios que está a trabalhar a fundo na tecnologia de realidade virtual, criando para isso um departamento dedicado apenas a esse efeito. O CEO da Google Sundar Pichai afirmou recentemente que o Google Cardboard é apenas o começo da empresa no domínio da realidade virtual.

Fonte: Android and me e Financial Times 

Já experimentou a tecnologia de realidade virtual? Qual a sua opinião?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!