Ergon Desk: a mesa de trabalho inteligente

Sim, agora as notícias de tecnologia e inovação são copy e paste, pois é relógio inteligente para aqui, cadeira inteligente para acolá; e este apesar de ser mais um dispositivo inteligente tem a sua relevância, por isso o reportamos aqui.

Os engenheiros espanhóis responsáveis pelo projecto tinham a intenção de criar uma mesa de trabalho colaborativa e cooperativa, mas que respeitasse as necessidades e características de cada colaborador, criando assim um novo conceito de estação de trabalho.

Desenvolveram a mesa inteligente, a que baptizaram Ergon Desk, e esta conta com um desenho ergonómico com elementos móveis que permitem adaptar cada posto de trabalho à pessoa e aos equipamentos que utiliza, ou seja, pode adaptar-se ao um computador de mesa, a portáteis, tablets e smartphones. Cada trabalhador pode também ajustar a altura da mesa e optar por trabalhar sentado ou de pé. Assim, cada posto de trabalho é operado individualmente. O desenho em círculo da mesa permite maximizar a cooperação entre colegas.

Esquece-se de fazer pausa? Olhe as suas costas!

desk
Personalizar o seu posto de trabalho – Imagem Ergon Desk

Cada posto de trabalho da Ergon Desk é equipado com sensores, que além de “aprenderem” os padrões de comportamento do utilizador, recomendam também mudanças de postura e intervalos de descanso, com base nos critérios ergonómicos que melhor se adequam ao método de trabalho de cada utilizador.

Este conteúdo está bloqueado. Aceite os cookies para o visualizar.

Mesa com memória

“No começo de cada dia de trabalho, nós queremos ser capazes de fazer login na nossa estação de trabalho e a mesa irá responder reconhecendo as nossas configurações de trabalho, nossa altura, sentados ou de pé, e nossas preferências para o grau de inclinação da mesa”. – David Mata

David Mata, da Universidade Carlos III de Madrid, juntamente com os seus colegas, fundaram uma empresa que foi acolhida na incubadora da Universidade, e pretendem colocar a mesa inteligente à venda no mercado.

[Fonte: Inovação Tecnológica, Gizmag]

 

 

 

Fonte das imagens

  • desk2: Ergon Desk
  • desk1: Ergon Desk