O Raspberry Pi ainda é considerado o computador mais popular de fabrico inglês. Acredita-se que já tenha vendido cerca de oito milhões de unidades. Hoje, saiu para o mercado o novo Raspberry Pi 3.
O fundador do raspberry Pi, Eben Upon, acredita que já este mês, esse número será ultrapassado. Este marco vem com a revelação do raspberry Pi 3, equipado com um processador bem mais rápido de 64-bits, e com a novidade de estar construído com conexão wi-fi e bluetooth.
O preferido dos consumidores
“A curva (das vendas) mantém a tendência de subida”, refere Upton, acrescentando que as vendas terão um grande impulso a partir de hoje com o lançamento do raspberry Pi 3. Vai ter um preço especial de cerca de 40 euros, e estarão disponíveis em lojas online milhares de unidades do equipamento.
Em entrevista à BBC, o fundador do raspberry Pi, diz que “as principais coisas que as pessoas fazem com o Pi são usarem-no como um substituo do computador, e usarem-no como um computador (máquina) embutido… o Pi 3 está mais focado nessas duas coisas, do que em procurar novas coisas para fazer.”
O novo modelo tem um processador onboard de 64-bits que lhe confere um aumento na performance de 50% (quando comparado com o Pi 2).
Os entusiastas da Internet of Things vêm neste novo modelo do Raspberry Pi como um centro de ligação para os seus gadgets de casa, tirando partido das conexões de Wi-Fi e Bluetooth, podendo ligar os equipamentos entre si com bastante facilidade.
Este é o primeiro Raspberry Pi que se pode ligar atrás da televisão e esquecê-lo por completo.
Com este lançamento continua a ser atingido um dos seus objectivos fundamentais que é tornar o acesso à tecnologia e inovação de novas ideias a um preço reduzido.
Novidades no novo Raspberry Pi 3
- Processador 1.2GHz 64-bit quad-core ARM Cortex-A53 CPU (aproximadamente 10x mais rápido que o Raspberry Pi 1);
- Conexão Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.1;
- Completamente compatível com os modelos 1 e 2;
O Raspberry Pi 3 vem equipado com o novo SoC BCM2837, que traz integrado como GPU a VideoCore IV. O SoC BCM2837 mantém a mesma arquitectura dos SoC BCM2835 e BCM2836, o que significa que todos os tutorias e projectos desenvolvidos para as versões anteriores são completamente compatíveis.