Como é do conhecimento geral do leitor, a Tesla é uma marca de automóveis norte-americana que desenvolve e vende veículos eléctricos de alto desempenho. Neste artigo, vamos falar-lhe um pouco do Model X que esta empresa desenvolveu, um carro que até tem a capacidade de aprender como o seu dono conduz e, aplicar esse conhecimento de forma autónoma, na estrada.
Tesla Model X
Este veículo, com portas “asas de falcão” articuladas com sensores que impedem, durante a abertura, que estas batam em outros carros que estejam próximos, é um dos mais fantásticos automóveis que se encontram à venda. Este modelo, à semelhança do que acontece no Model S, inclui o “Autopilot”, uma tecnologia que está cada vez mais próxima da condução autónoma e, é a que está mais perto de concretizar esse feito no meio de todas.

Este veículo é capaz de:
- Manter a distância para o veículo da frente;
- Manter o carro dentro da faixa de circulação;
- Controla automaticamente o volante, travão e o acelerador;
- É capaz de mudar sozinho de faixa quando o condutor acende o pisca
Para além destas, existe uma capacidade que supera qualquer coisa. Este, tem a capacidade de aprender sozinho, graças a um sistema que aprende com o condutor e vai ficando cada vez melhor à medida que os mapas digitais (mapas que são criados por os próprios carros) ganham definição.

Somando a todas estas características que já dão apetite de conduzir este carro, este, atinge os 100 km/h em apenas 3 segundos, o que deixa para trás grande parte da concorrência dos motores a combustão interna. A autonomia pode passar os 400km na versão com bateria de 90 quilowatts hora.
Mais uma vez, estamos a falar de um carro eléctrico que, traz vantagens para aquilo que é mais sagrado a qualquer ser vivo, o meio ambiente.
Como já lhe demos a conhecer anteriormente, a Mobilidade Eléctrica pode bem ser cada vez mais um futuro próximo deixando para trás os combustíveis fósseis. Também já demos a conhecer ao leitor, soluções que poderão ser implementadas e que possam substituir os tradicionais postos de abastecimento (pode ler esse artigo aqui).

O leitor acha que a mobilidade eléctrica pode ser o futuro? Deixe-nos a sua opinião acerca deste assunto!