Relógio inteligente ajuda a reduzir tremores de pessoas com Parkinson

O projeto Emma Watch é um relógio inteligente que ajuda a reduzir os tremores nas mãos de pessoas portadoras de doença de Parkinson.

A doença de Parkinson afecta entre 1 em 250 pessoas com mais de 40 anos, 1 em 100 com mais de 65 e 1 em 10 com mais de 80 anos. Normalmente começa entre os 50 e 79 anos. Raramente, a doença de Parkinson ocorre em crianças ou adolescentes.

O relógio inteligente Emma Watch

A diretora de pesquisa e inovações da Microsoft, Haiyan Zhang, desenvolveu o Emma Watch, um relógio que ajuda a reduzir os tremores nas mãos de pessoas diagnosticadas com Mal de Parkinson. O nome Emma Watch foi dado em homenagem a Emma Lawton, uma designer de 33 anos que, por causa da doença, viu sua carreira prejudicada por não ser capaz de desenhar uma linha reta ou sequer assinar seu nome por causa dos tremores.

É uma doença degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso central. É caracterizada pelo tremor quando os músculos estão em repouso (tremor de repouso), aumento no tono muscular (rigidez), lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio (instabilidade postural).

O Emma Watch recorre de motores vibratórios, idênticos aos dos telemóveis, para conseguir distrair o cérebro das tradicionais funções de controlo dos membros do paciente.

 

Embora o relógio tenha um longo caminho a percorrer até que possa ser comercializado, é uma solução rápida para uma doença que ainda não tem cura e os avanços da medicina ainda são lentos.

 

Deixe-nos a sua opinião!

Erbi Silva

Autor de artigos para o Tech em Português, apaixonado por Tecnologia e programação.

You May Also Like

SheepIT: A coleira que “ensina” os rebanhos a seleccionar a comida nas vinhas

Casaco 100% português pode reduzir as taxas de fatalidade com peões

Casaco 100% português pode reduzir as taxas de fatalidade com peões

Primeiras casas impressas em 3D prontas em 2019

LumiWatch: Transforma o teu braço num ecrã tátil

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies