You are currently viewing Nova York a Londres, a maior auto-estrada do mundo

Nova York a Londres, a maior auto-estrada do mundo

É noticia, um projecto onde se fala na ligação de Nova York a Londres, através de uma auto-estrada. Fala-se que este poderá rondar os triliões de euros para construir os milhares de estrada em zonas incrivelmente remotas e com um clima frio e hostil! Será este, um projecto que irá mesmo acontecer?

Nova York a Londres, a maior auto-estrada do mundo

A Cintura Trans-Euro-Asiática está a propor a ligação entre Nova York e Londres por estrada. A via irá partir da cidade americana, atravessa a zona norte dos estados unidos, entrando no Canadá (pela província de Saskatchewan) onde fará o caminho mais directo possível para o Alaska.

Ora, os problemas começam precisamente aí, onde será necessário construir 800 km de estrada em zonas montanhosas. Outro dos problemas é de seguida decidir como se irá atravessar o Estreito de Bering, uma ponte ou um túnel? De qualquer das formas, só esta “pequena” via representa quase 90 km.

Depois, é passar pela Rússia, mais de 9000 km de grandes extensões de asfalto para fazer a ligação da Sibéria até Moscovo.

A partir daqui, vem a parte mais fácil do projecto. Ligar 6 países diferentes até chegar a Londres. Pouca coisa comparando com o trabalho anteriormente mencionado. Serão mais 2400 km. No total, esta auto-estrada deverá ter 20.147 km. O projecto é uma ideia de Vladimir Yakunin, presidente dos caminhos de ferro da Rússia.

E o leitor, acha possível esta construção?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!