You are currently viewing Objecto foi teletransportado da Terra para o Espaço

Objecto foi teletransportado da Terra para o Espaço

Físicos da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiram realizar com sucesso uma experiência de teletransporte quântico entre o espaço e a Terra, a uma distância de mais de 1.200 km.Este, é mais uma prova de que estes países estão com uma tecnologia super avançada e, que poderão trazer muito mais novidades para breve.

Objecto foi teletransportado da Terra para o Espaço

O satélite Micius foi lançado em Agosto do ano passado e encontra-se em órbita a 100 km da Terra, para enviar partículas quânticas entrelaçadas do espaço para a Terra.

As partículas foram enviadas do satélite para estações terrestres a 1.200 quilómetros de distância, batendo um recorde mundial. Estas “experiências” já ocorrem desde 1970 e desde então que se tenta aumentar a distância das viagens. Em Outubro, a NASA conseguiu uma viagem de 6 km teletransportando objectos.

Mas afinal, o que é o Entrelaçamento Quântico?

O entrelaçamento quântico é um fenómeno teórico segundo o qual duas partículas que tenham interagido entre si ficam ligadas uma à outra, “partilhando” a sua existência, mesmo que estejam a anos-luz de distância – ou seja, alterações numa dada propriedade de uma delas provocam alterações na outra partícula.

-

Thomas Jennewein, físico da Universidade de Waterloo, no Canadá, disse à revista Science o seguinte:

Esta é uma enorme, gigantesca proeza. Eles tinham lançado esta ideia louca e conseguiram mesmo concretizá-la

Basicamente, a ideia pode ser facilmente imaginada com o seguinte cenário real. A equipa de investigadores envia um raio laser para o espaço, em direcção a um cristal localizado no satélite Micius. O cristal emitiu emitiu então mais de 1000 pares de fotões entrelaçados, com estados de polarização opostos.

Os pares de fotões foram então separados e enviados para a Terra, em direcção às estações de pesquisa de Delingha e Lijiang, localizadas nas montanhas do Tibete, a 1200 quilómetros de distância uma da outra.

E agora o leitor acha que seremos capazes de realizar proezas como nos filmes?

Fonte: [ZAP]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!