Fortnite: 100 milhões de dólares à espera

O grande jogo do momento está prestes a ficar ainda maior. Nesta segunda-feira (21) a Epic Games divulgou que planeia investir US$ 100 milhões, aproximadamente 84 milhões de euros, em competições de Fortnite.

Apesar da força entre os produtores de conteúdo, o Fortnite ainda tem jogos privados amplamente disponíveis, e não desenvolveu o seu próprio cenário competitivo. Ainda assim a EnVyUs, anunciou, no último dia 2, o streamer KingRichard como líder da futuro equipa de Fortnite.

Com tanto interesse no jogo, e o grande anúncio milionário, é questão de tempo até a cena competitiva do jogo começar a ganhar forma

Quanto dinheiro os torneios de outros jogos pagam?

Fazendo uma comparação, a ESL Pro League de CS:GO que no último domingo (20) viu a Astralis como campeã da sétima temporada, premiou a equipa dinamarquesa com cerca de 200 mil euros. O mesmo valor foi faturado pelo dominicano MenaRD em 2017, após sagrar-se campeão da Capcom Cup de Street Fighter V. No último a RNG faturou cerca de 300 mil euros ao vencer o Mid-Season Invitational 2018 de League of Legends.

Do lado das maiores premiações da história, DotA 2 comanda a lista dos 20 valores mais altos mais distribuídos, com o mundial de 2017 tendo distribuído perto de 21 milhões de euros em prémios. Em menos de duas semanas a arrecadação para o mundial de 2018 já supera os 25 milhões.

A lista dos 100 valores mais altos ainda inclui competições tais como o mundial 2015 de SMITE e o mundial de Halo 5: Guardians.

Manter o interesse para fazer base de jogadores crescer

Iremos oferecer um apoio gigantesco às competições, mas a nossa abordagem será diferente

Diz o texto de anúncio da Epic.

Planeamos ser mais inclusivos e focados no prazer de jogar e assistir ao jogo

Embora o anúncio tenha tido informações vagas, é a prova do interesse óbvio em manter o jogo com suporte, interessante, e fazendo a base de jogadores crescer cada vez mais.

Mas quantas pessoas jogam Fortnite?

Em janeiro de 2018, após os 100 primeiros dias do Battle Royale, a Epic Games revelou que o Fortnite tinha 45 milhões de jogadores. O número inclui todos os jogadores de PC, PlayStation 4 e Xbox One, um número que com o futuro lançamento da versão para Android (a de iOS já foi lançada), certamente aumentará.

A última vez que a Epic divulgou algum número oficial sobre a quantidade de jogadores foi em fevereiro deste ano, e eles eram de 3,4 milhões de jogadores em simultâneo, o que trouxe problemas e quedas de servidores em grandes proporções. Não admira que o próximo passo sejam os desportos, nem tão pouco se duvida do tanto de fas que Fortnite gera por meio da entrada de competições.