You are currently viewing Sextorsão: O golpe que expõe fotos ou videos sexuais

Sextorsão: O golpe que expõe fotos ou videos sexuais

Mais de 200 milhões de contas de e-mails são alvo de um novo golpe de sextorsão. A prática consiste na ameaça de expor fotos ou vídeos sexuais da vítima na Internet, caso não seja depositado dinheiro em troca. Os endereços foram obtidos em listas disponíveis na Internet.

Sextorsão: O golpe que expõe fotos ou videos sexuais

Sextorsão é a prática de forçar a vítima a fazer algo ameaçando publicar conteúdo sexual sobre ela.

Os criminosos utilizam a estratégia “spray and pray” (pulverizar e orar, em tradução livre): em vez de atirar em novas vítimas, eles disparam, através de botnets, mensagens para uma extensa lista de e-mails retirada de golpes anteriores. Com isso, os hackers garantem que o percentual de retorno, ainda que pequeno, será lucrativo, uma vez que as pessoas selecionadas são propensas a responder.

Se os criminosos encontrarem o seu e-mail numa lista de alvos usada pelo botnet, então existe a possibilidade de que possa ser contactado no sentido de tentarem extorquir o seu dinheiro.

Normalmente, estas pessoas indicam na mensagem que têm acesso à sua webcam e que captaram momentos intimos seus quando assiste a sites pornográficos, ameaçando revelar o que eles conseguiram gravar e, até o histórico do seu browser.

Estes criminosos já conseguiram lucrar milhares de euros com esta prática.

Como se pode proteger?

Tenha sempre um antivirus, tenha cuidado com o tipo de conteúdo que recebe na sua caixa de entrada e, principalmente o tipo de emails que você abre.

Evite também mandar fotografias em situação íntima. Um estudo feito pela Kaspersky sugere que mais de 30% das pessoas enviam selfies em modos menos apropriados para amigos (as) ou parceiros (as).

Não dando razões de ter medo, então não o terá de ter. Tenha atenção ao conteúdo que visita também, nunca se sabe quem está do outro lado

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!