You are currently viewing Livre-se de ransomware

Livre-se de ransomware

Este artigo sobre ransomware é da responsabilidade da Awisee

O ransomware está novamente em alta e está a tornar-se um verdadeiro perigo para os utilizadores de computadores. O seu computador pode facilmente ser infectado por um ransomware, mas a eliminação do mesmo pode ser um processo longo e angustiante, ou até mesmo impossível. É por isso que este artigo foi criado, para o ajudar a impedir que o ransomware se infiltre no seu computador e para lhe dar algumas dicas sobre o que fazer para se livrar de ransomwar caso já esteja infectado.

Saiba a diferença e aprenda a identificar o ransomware

O ransomware é um software ou um programa malicioso que impede o acesso ao seu dispositivo ou aos ficheiros e emails do seu computador até que o utilizador pague o valor de um resgate (geralmente, uma grande quantia de dinheiro). Com tantos tipos de vírus para computador e programas maliciosos online, pode ser difícil saber como identificá-los todos. Há alguns sintomas que podem ajudá-lo a diferenciar o ransomware dos outros tipos de vírus:

Os vírus não podem:

  • Bloquear os seus arquivos pessoais
  • Pedir uma quantia em dinheiro pela recuperação

Os vírus corrompem os ficheiros como, por exemplo, os documentos, as fotos, os vídeos e as gravações de áudio, além de afetar o desempenho do seu computador, causando lags e uma grande demora para abrir programas, até mesmo causando o encerramento inesperado de alguns sistemas.

O ransomware geralmente surge na forma de um aviso de sequestro no ecrã do utilizador, dizendo que os seus arquivos pessoais foram bloqueados ou encriptados e que ele precisa pagar uma quantia de dinheiro para receber a chave que irá desencriptar os seus ficheiros e desbloquear o acesso ao seu computador. Os utilizadores geralmente lidam com uma contagem regressiva (entre um dia a dois de duração), em que eles precisam pagar o dinheiro do resgate. Os criminosos geralmente alegam que se o dinheiro não for pago dentro deste tempo, os arquivos pessoais serão excluídos ou as informações sigilosas que estão contidas nestes ficheiros, como os detalhes da conta bancária ou as credenciais de login do utilizador, serão publicadas na Internet.

Pagar ou não pagar?

O provável que aconteça é que, quando o criminoso perceber que o utilizador está disposto a pagar pelo resgate, poderá se aproveitar do utilizador e aumentar o valor do resgate, sem garantia de que ele alguma vez tenha a intenção de enviar a chave de desbloqueio.

Não pague o  resgate, isso serve apenas para enriquecer os criminosos e como mencionamos acima, é provável que eles nunca concedam de volta o acesso justo ao seu computador.

Ponha um fim no ransomware!

O ransomware é uma ameaça bastante perigosa e pode ser difícil de eliminá-lo do seu PC, aqui vão algumas dicas para o ajudar a se livrar do ransomware caso já esteja infectado.

  • Use desencriptadores gratuitos. Embora eles não possam ajudar a desbloquear todos os seus arquivos, você poderá recuperar alguns deles com este desencriptador gratuitos
  • Descarregue um programa de defesa e execute uma análise. Executar uma análise no seu computador pode não devolver o acesso aos arquivos que foram comprometidos pelo ransomware, mas pode ajudar a localizar a fonte da infecção e eliminá-la.

Proteja os seus arquivos do ransomware

Fazer uma limpeza do seu computador e recuperar os seus arquivos que foram comprometidos pelo ransomware é uma tarefa difícil. É muito melhor proteger o seu computador ou laptop contra o ransomware do que tentar combater e reparar os danos causados por um ataque.

Proteger as suas informações pessoais do ransomware não precisa ser um processo bastante caro ou complicado para um utilizador típico de computador e isso pode manter os seus dados sigilosos a salvo enquanto  está online.

Aqui vão algumas dicas que você pode seguir para proteger o seu computador dos perigos de um ransomware:

  1. Faça o backup dos seus dados. Crie uma conta num sistema de armazenamento em nuvem como o Google Drive ou o Dropbox para fazer o backup de suas fotos, vídeos, músicas e documentos importantes periodicamente. Desta forma, se o seu computador for atingido por um ransomware, será capaz de recuperar os seus ficheiros e descarregá-los para o seu computador depois de eliminar a infecção.
  2. Evite abrir os anexos suspeitos. Não abra anexos de e-mail no seu computador de remetentes que não estão na sua lista de contactos. Geralmente, estes anexos de e-mail contém malwares que podem executar um ransomware perigoso no seu PC.
  3. Descarregue um email scanner que irá verificar completamente os seus e-mails antes que possa abri-los, dando-lhe a garantia de que eles estão livres de ligações que podem comprometer a saúde do seu computador.
  4. Firewall e antivírus. Possuir um bom programa de firewall e antivírus instalado no seu computador vai ajudá-lo a verificar o seu computador de forma integral contra possíveis ameaças às suas informações pessoais.

Siga as sugestões mencionadas acima para proteger as suas informações pessoais e mantê-las longe das mãos dos criminosos mais astutos de 2019.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!