Não é brincadeira. 😉 A instituição tem, nos últimos anos, premiado termos ligados ao universo e cultura digital. Na passada segunda-feira, a editora de Oxford elegeu pelo seu dicionário, um Emoji como “palavra do ano“.
É a primeira vez na história, que a palavra do ano não é concretamente uma palavra. Trata-se de uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou uma frase. O emoji eleito vencedor é uma imagem de um rosto a “chorar a rir”, um rosto com lágrimas de alegria.
Segundo Caspar Grathwohl, director dos Dicionários da Oxford, “os emojis estão a começar a ser uma grande e rica forma de comunicação, transcendendo barreiras linguísticas”, e por isso justifica-se a escolha de um emoji para palavra do ano. Uma vez que a sua significância cultural é elevada, quer como o seu potencial, o júri do concurso não teve grandes dúvidas.
O emoji mais usado
O levantamento dos dados sobre os emojis usados com mais frequência em 2015, foi levada a cabo por uma empresa de negócios em tecnologia móvel, revelando que o emoji do rosto com lágrimas de alegria, representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos. O seu uso mais que triplicou em 2015, comparando com o ano passado.
Ao lado da imagem vencedora, concorreram palavras como “refugiado”, “dark web“, “economia compartilhada”, e “they” (no contexto neutro, para representar pessoas trans).
E a si, faz algum sentido eleger um emoji para “palavra do ano”?