A Continental está a estudar uma forma de implementar a Realidade Aumentada (RA) no seu pára-brisas! Pretende dar informação de navegação e segurança através do vidro. Imagine agora, o conceito de conduzir, totalmente diferente. Será isto algo bom ou mau?
Continental RA
No futuro e, se este projeto da Continental for levado até ao fim, o leitor poderá estar a conduzir e, no seu pára-brisas receber informação sobre a que velocidade se encontra a circular, a que distância vai do veículo da frente, saber se essa distância é uma distância segura, obter informação sobre mapas, entre outras. O mundo que a Continental pretende explorar não tem fim e, a informação que eles pretendem trazer aos condutores também não!
É claro que lançar esta tecnologia trará desafios enormes e, uma delas pretende-se com o facto de que é necessário manter uma localização GPS extremamente apurada para que se possa dar o feedback de acordo com o que o condutor se encontra a fazer. Isto porque, por exemplo, para dar informação que o utilizador se encontra a X metros do separador da estrada necessita de uma localização exacta de onde o carro se encontra! Mas, com tanta inovação, não poderá ser perigoso ter informação no pára-brisas?
No mundo em que vivemos, as mais recentes tecnologias têm sido extremamente perigosas para os condutores! Desde telemóveis, tablets e outros, facilmente o condutor se distrai e tem acidentes. É claro que o objectivo desta tecnologia não é distrair o utilizador mas, é algo que de facto poderá acontecer. Contudo, esta não deverá ser pensada de forma a ser um problema mas sim uma solução e, uma vez que esta tecnologia se encontra em grande expansão, quem sabe se não será uma óptima experiência para os condutores!

É mais um exemplo de tecnologia que deixa de ser só uma ideia de filmes e passará a ser uma realidade!