You are currently viewing Como proteger os seus dados em 3 passos

Como proteger os seus dados em 3 passos

Cada vez mais vemos grandes empresas a serem atacadas por hackers, que sequestram os seus dados em troca de grandes quantias de dinheiro. No artigo de hoje vamos ajudar o caro leitor a tomar algumas medidas que o ajudarão a proteger os seus dados pessoais e evitar que seja um utilizador vulnerável.

Como proteger os seus dados online?

E-mail

Esteja atento a todas as mensagens que recebe na sua caixa de correio electrónico. Muitas das ameaças de segurança vêm por esta via e são extremamente fáceis de identificar, caso saiba onde procurar a falha. Confira sempre o endereço de quem enviou a mensagem, pois a maioria dos e-mails fraudulentos aparenta vir em nome de entidades da sua confiança, mas o endereço electrónico não pertence a essa mesma entidade.

No caso de receber um e-mail duvidoso de uma suposta entidade, nunca responda ao mesmo, pois ao fazê-lo está a dar a entender que acredita que está a responder à verdadeira entidade.

Caso o e-mail tenha sido enviado pela legitima entidade, certamente não haverão erros de gramática ou pedidos de cedência de informações pessoais. Por exemplo, mesmo que o seu banco tenha uma brecha de segurança, nunca o vai informar ou pedir informações confidenciais por e-mail, irão sempre contactá-lo por telefone ou carta!

Passwords

As passwords têm de ser complexas e nunca deve escolher nenhuma palavra que possa ser de domínio público, como por exemplo a sua data de nascimento, o nome do seu filho ou algo do género. É também aconselhável que use passwords diferentes para todos os sítios da internet onde esteja registado. Com tantas palavras-passe diferentes não aconselhamos que as anote, mas que use um programa de encriptação para as guardar.

Pode parecer um contraditório, mas 81% das falhas de segurança em grandes empresas deve-se a utilização de passwords fracas.

Actualizações

 As actualizações de segurança dos sistemas operativos ou softwares em geral são disponibilizados pelos fabricantes regularmente. Normalmente estas actualizações são colocadas em circulação quando existem novos vírus ou ameaças. Ao não actualizar o seu computador ou outros dispositivos, estará a torná-lo permeável a ataques.

Resumindo este artigo sobre segurança, deve ter sempre em atenção aos e-mails que recebe, escolher sempre passwords complexas e fazer as actualizações de software.

Gostou deste artigo? Subscreva as notificações!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!