Esta quinta-feira, dois jovens australianos foram arrastados por uma onda, na praia de Lennox Head, na Austrália. Este, é o primeiro salvamento no mundo a ser realizado por um aparelho deste género. A noticia foi avançada pela Surf Life Saving, citada pela ABC. Veja o video.
Queremos realçar que esta noticia tem fundamento após outro artigo que escrevemos há muito tempo a prever estas situações:
Primeiro salvamento via Drone, no mar
Os rapazes, de 15 e 17 anos, foram arrastados por ona da três metros e encontravam-se a 700 metros da costa.
Uma pessoa que passeava na praia deu o alerta e, cerca de dois minutos depois, o drone localizou os jovens e lançou um dispositivo flutuante para as vítimas se agarrarem e conseguirem nadar até à costa.
https://www.youtube.com/watch?v=07FA8bAV1-k
Os jovens saíram ilesos, embora exaustos.
Este salvamento ocorre depois de um projecto pioneiro de salvamento utilizado por nadadores salvadores. Por incrível que pareça, o dispositivo e este método tinha sido apresentado algumas horas antes deste acidente. Muitas pessoas duvidavam da credibilidade desta tecnologia, mas a verdade é que duas vidas foram poupadas graças a esta implementação.
John Barilaro, vice-primeiro Ministro australiano afirmou que o investimentao já está “ganho” a partir do momento que este drone salvou com sucesso os jovens.
O governo australiano anunciou o mês passado que investiria mais de 350 mil euros em tecnologia com drones de salvamento para a costa norte de New South Wales.
Este é o primeiro resgate mundial realizado com um drone”, disse Barilaro.
E o leitor, acha que isto é uma medida importante?