MyTherapy: A aplicação que o lembra de tomar os medicamentos

De acordo com um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), 50% dos medicamentos prescritos não são tomados correctamente ou não são tomados de todo. Hoje o Tech em Português apresenta-lhe uma aplicação que o vai lembrar de tomar os seus medicamentos a tempo e horas – falamos da aplicação MyTherapy (página oficial).

O incumprimento ou atraso na medicação prescrita pode não só reduzir drasticamente a eficácia da medicação, como também pode ser fatal para o tratamento que está a ser realizado.

Por todos estes factos a empresa tecnológica de saúde Smartpatient desenvolveu a aplicação MyTherapy. A aplicação, disponível para smartphones e tables Android e iOS, tem como objectivo não só alertar os utilizadores para tomarem os seus medicamentos, como também encorajá-los a melhorar o seu bem-estar ajudando a manter registos da sua saúde em geral.

Porque devo usar a MyTherapy?

A aplicação simplifica regimes de medicação complexos, tornando-os numa simples lista de tarefas, relembrando o paciente de tomar os seus medicamentos a horas exactas e relembra-o da quantidade exacta. As notificações da aplicação, podem também ser usadas para relembrar o utilizador para medir a sua pressão sanguínea, frequência cardíaca, peso ou qualquer outra medida importante para o tratamento, como também encorajar o utilizador a ter um estilo de vida mais saudável.

Para além de tudo isto, o MyTherapy ajuda-o a manter o seu stock de medicamentos, sabendo sempre quantos comprimidos ainda tem na caixa e gera um alerta para comprar mais.

A aplicação permite também recolher informações sobre o seu bem-estar geral, e como tem uma capacidade enorme de armazenamento de informação, dá-lhe a possibilidade de tornar essa informação relevante num relatório mensal de saúde, que pode ser impresso, permitindo ao utilizador partilhar quadros e gráficos relevantes com os seus profissionais de saúde, para que este possa perceber qual a evolução do seu paciente ao longo do tempo. Os relatórios podem ajudar os médicos a optimizar a terapia e a medicação utilizada.