You are currently viewing Carro feito em impressora 3D à venda

Carro feito em impressora 3D à venda

Uma nova marca chinesa pretende introduzir no mercado mundial um carro elétrico, preparado para andar exclusivamente nas cidades, e que vai ser construído em impressora 3D, reduzindo bastante os custos de produção. O objetivo é colocá-lo à venda por um preço à volta dos 6000 euros.

Carro feito em impressora 3D à venda

O carro chama-se LSEV e vai ser produzido pela XEV, da qual não há quase nenhuma informação disponível, mas que aparentemente é uma subsidiária da mais conhecida JAC Motors, um construtor chinês de automóveis ligeiros e veículos comerciais. O construtor chinês vai ter o seu quartel-general em Turim, Itália, não muito longe da Fiat. O processo de construção 3D é fornecido por outra empresa chinesa, a Polymaker, e o design é italiano, da A>T Studio.

Para reduzir o custo de produção, o número de componentes plásticos, incluindo a carroçaria, desce de 2000 para apenas 57, o que vai permitir personalização dos veículos em várias áreas. O carro vai ter motores elétricos, e a XEV anuncia um peso de apenas 450 kg, embora não tenha sido claro se é com ou sem baterias. Estas vão ter energia suficiente para uma autonomia de 150 km e uma velocidade máxima de 70 km/h. A XEV afirma ter já encomendas para 7000 destes veículos, dos correios italianos e da Arval, empresa de leasing automóvel.

Desta forma, poderá ser fácil e possivel adquirir um carro bastante barato e económico, mas a verdade é que podem pecar um pouco em termos de segurança do condutor. É claro que com o tempo, estas tecnologias vão certamente melhorar e, mais tarde estaremos a fazer qualquer tipo de veículos num abrir e fechar de olhos!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!