Introdução à Cibersegurança: A Internet, os Aspetos Legais e a Análise Digital Forense

A FCA, editora de informática do Grupo LIDEL e parceira do Tech em Português, revela o seu novo livro “Introdução à Cibersegurança – A Internet, os Aspectos Legais e a Análise Digital Forense”, escrito pelos especialistas Mário Antunes, Doutorado em Ciência de Computadores e membro efectivo e investigador no Center for Research in Advanced Computing Systems, e Baltazar Rodrigues, inspector na Polícia Judiciária na área do Combate à Criminalidade Informática.

A Internet assume um papel indispensável para o quotidiano das organizações e cidadãos, fomentando o desenvolvimento e a inovação em várias vertentes da sociedade. No entanto, esta presença crescente no digital veio colocar novos desafios a combater, nomeadamente a nível da cibersegurança.

Se, por um lado, a implementação de medidas reativas de segurança na Internet potencia tendencialmente a mitigação das ameaças, por outro a prevenção e formação pode revelar-se um forte aliado na implementação de medidas pró-ativas e que evitem a execução de tais ameaças.

Este livro aprofunda conhecimentos sobre o funcionamento da Internet, com o objectivo de reduzir os riscos dos seus utilizadores. Numa primeira fase, é feita uma análise a várias plataformas, tais como a Cloud, IoT, Big Data e Redes Sociais. Posteriormente, a obra explora o cibercrime apresentando conceitos introdutórios sobre a criminalidade na esfera digital na óptica do sistema judiciário português e a análise digital forense.

Escrito de forma simples e acessível a todos os leitores, a obra destina-se a todos os interessados, com ou sem experiência, a estudantes de informática, de Direito e outras áreas relacionadas. O novo manual da FCA promove uma atitude pró-activa do utilizador quanto ao combate do cibercrime.

Conteúdos do livro Introdução à Cibersegurança

  • Internet, Cloud, IoT e Big Data;
  • Redes Sociais;
  • Sistema Judiciário Português;
  • Gíria do Cibercrime;
  • Análise Digital Forense;
  • Recolha de Dados em Fontes Abertas;
  • O Lado Oculto da Web e as Criptomoedas.