Open Source Lisbon 2018: conheça os oradores já confirmados

Considerado o maior e mais conceituado evento de Open Source em Portugal, o Open Source Lisbon 2018 terá lugar na Cidade do Futebol no dia 27 de Setembro e revela agora os primeiros speakers confirmados.

Onde se vai realizar o Open Source Lisbon 2018

Com uma localização privilegiada e excelentes infraestruturas, a Cidade do Futebol é um espaço versátil e inovador, caracterizado pela sua funcionalidade, segurança e tecnologia de ponta. Além das suas fortes características, este espaço é uma ode à Portugalidade, visível através dos seus relvados com vista para o Tejo, da sala de exposição de conquistas nacionais futebolísticas, da decoração com estrofes do hino nacional e das cores do espaço, inspiradas na bandeira nacional.

Além do local, o Comité de Organização do evento Open Source Lisbon revela ainda os primeiros
speakers confirmados. Sob o tema Open Source: driving Innovation, o evento teve o prazer de convidar Giovanni Bajo, Developer Relations da Team Digitale, equipa destacada para a transformação digital do Governo Italiano, Adam Hyde, Co-fundador da The Collaborative Knowledge Foundation, Ben Van’t ende, Partner & Community Strategist da Age of Peers, Deb Nicholson, Director of Community Operations na Software Freedom.

Adam Hyde é co-fundador da Collaborative Knowledge Foundation (Coko), uma fundação sem fins lucrativos dedicada à criação de soluções Open Source para publicações académicas. Na Coko Foundation, Adam é líder de projeto, responsável por criar plataformas, metodologias e comunidades para o apoio à produção colaborativa de conhecimento e publicação da mesma como parte do processo académico.

No dia do evento, Adam partilha a sua enorme experiência e fala-nos sobre como o design das soluções Open Source poderá ser melhorado, para melhor responder às necessidades dos clientes e desenvolver aplicações que farão real concorrência às alternativas proprietárias.

Giovanni Bajo é um membro chave da Team Digitale, a equipa criada pelo Governo Italiano para
desenvolver o Sistema Operativo do país e cuja missão passa por criar serviços mais simples e eficientes para os cidadãos Italianos, a Administração Pública e as empresas através de produtos digitais inovadores. Dentro da equipa, Giovani desempenha o papel de Developer Relations, sendo responsável pelo sucesso de aplicações web e mobile e o pelo desenvolvimento de plataformas digitais.

No seguimento do seu trabalho com o Governo Italiano, Giovanni Bajo vem apresentar-nos a
transformação digital da Administração Pública do país que aposta na mudança de software proprietário para alternativas Open Source.

Deb Nicholson é especialista em políticas de software livre e uma das grandes defensoras da
comunidade Open Source. Profissionalmente, Deb é Director of Community Operations na Software Freedom Conservancy onde dá apoio ao trabalho desenvolvido pelas organizações-membro e facilita a colaboração com a comunidade de software livre. Deb é também a uma das fundadoras e organizadora do Seattle GNU/Linux Conference, um evento anual dedicado à divulgação dos novos nomes no mundo do Open Source e a acolher todos os interessados na comunidade de software livre.

Deb Nicholson junta-se ao Open Source Lisbon, no dia 27 de Setembro, para partilhar a sua experiência e apresentar a importância do Open Source para a sociedade e as empresas, e como este princípio colaborativo está na base do sucesso e do futuro tecnológico.

Ben Van’t ende é Partner e Collaboration Strategist na Age of Peers, Agência de Marketing e Consultora especializada em soluções Open Source. A sua experiência passa pela implementação de estratégias de comunidade em projectos existentes de open source e em empresas que procuram migrar os seus produtos para este tipo de tecnologias.

No dia 27 de Setembro, Ben apresenta a InnerSource, uma abordagem estratégica à cultura empresarial que tem por base tecnologias Open Source. Esta abordagem aparece como uma solução às recorrentes dificuldades em agilizar os processos internos e manter uma eficiente cooperação entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Quem organiza o Open Source Lisbon 2018?

Este evento, organizado pela Syone e co-organizado pela Caixa Mágica, tem a duração de um dia e está dividido em duas partes, a parte da manhã dedicada à visão estratégica e de negócios, e a parte da tarde de cariz mais técnico e funcional. O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição prévia. Saiba como se inscrever e acompanhe todas as novidades no website do evento.